Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

UNI Global Union

Presidente do Senge-MG participa de Conferência Mundial de Engenheiros

Postado em: 30/10/2017

 

Aconteceu, entre os dias 24 e 26/10, a Conferência Mundial de Engenheiros, na Filadélfia, nos Estados Unidos. O engenheiro presidente do Senge-MG e diretor de relações internacionais da Fisenge, Raul Otávio mediou o debate sobre “Futuro do trabalho – onde estarão os trabalhos da engenharia do futuro e como nos preparamos para eles hoje”. O objetivo da mesa é de promover a reflexão sobre a natureza disruptiva da economia digital e o futuro dos engenheiros. Raul também apresentou uma palestra sobre o Coletivo Nacional de Estudantes e o Coletivo de Mulheres da Federação. Além do Brasil, havia representantes do Chile, Estados Unidos, Nigéria, Inglaterra, Suécia, Nepal, França, entre outros países.

"É grande a preocupação das associações e sindicatos presentes com as novas formas de contratação em função das mudanças no cenário profissional - trabalho à distância, self-employment - que vem a ser o "PJ (Pessoa Jurídica)", como é conhecido no Brasil - remuneração por criação e invenção e também a crescente substituição de mão de obra qualificada por sistemas digitais e robótica", destacou Raul. A terceirização - inclusive com mão de obra estrangeira - também é uma preocupação global, considerando que o número de empregos de engenharia de uma forma geral está em queda e, muitas vezes, ocorre a substituição da mão de obra local por trabalhadores estrangeiros, que são recebem salários menores.

A necessidade de se estabelecer um código de ética mínimo - se possível, com abrangência mundial - para os profissionais da engenharia, considerando essas novas realidades foi consenso entre os participantes. "Nesse sentido, a Fisenge estabeleceu um protocolo de intenções no intuito de iniciar o desenvolvimento do documento em parceria com a Associação Sueca de Engenharia Sveriges Ingenjorer. Esse trabalho será o ponto de partida para a definição de regras mínimas de conduta profissional para os engenheiros", destacou Raul. A iniciativa conta com o apoio do presidente da UNI Global Professional and Managers, Ulf Bengtsson.

Ficou latente a curiosidade dos participantes em relação à situação econômica e política no Brasil, feitos os esclarecimentos pertinentes a todos os presentes. 

 

 

 
O engenheiro presidente do Senge-MG e diretor de relações internacionais da Fisenge, Raul Otávio da Silva Pereira

 

 

 

 

 

 

 


A Conferência Mundial de Engenheiros aconteceu entre os dias 24 e 26/10/2017, na Filadélfia

 

 

 

Notícia: Comunicação Fisenge

Postador por: Lucas Andrade 

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Selecione o ano:

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2017, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS