A engenharia na palma de nossas mãos

Postado em: 31/03/2016

(João José Magalhães Soares*)

Nos últimos anos, com a popularização de smartphones e tablets, todos nós passamos a buscar meios de, a cada dia, facilitar as nossas atividades diárias, melhorar nosso lazer e entretenimento e tantas outras necessidades que possam ser facilitadas através de aplicativos.

Na engenharia, berço da tecnologia, não poderia ser diferente. Cada vez mais, estamos sincronizando as nossas atividades na área com estes pequenos equipamentos que, se bem utilizados, facilitam em muito a nossa vida, minimizam erros e nos ajudam em nosso cotidiano. Frequentemente, nós engenheiros e engenheiras, nos deparamos com a necessidade de sanar pequenas dúvidas ou orientar clientes no local de nossas obras, sejam estas de quaisquer modalidades de nossas engenharias. Muitas vezes são pequenas consultas que agilizam em muito os nossos serviços. A consulta de uma bitola de cabo, bitola de ferragem, traço de concreto, tipos de painéis, legislação ambiental, conversão de medidas das mais diversas, consultas a manuais de fabricantes, endereços, cotações de preços, visualizações de arquivos de projetos, consulta a documentos nas chamadas nuvens, normas e padrões de acessibilidade, segurança do trabalho, legislações e muito mais, tudo é possível e acessível atualmente através dos diversos aplicativos já existentes no mercado.

Para visualizar ou baixar estes aplicativos, cada um de nós deve pesquisar na loja de aplicativos de nossos smartphones ou tablets, através de palavras-chave do assunto desejado, para instalar um aplicativo compatível com nossas possíveis dúvidas existentes no escritório, na planta industrial ou em outros locais.

Porém, antes de utilizar de forma intensa o aplicativo baixado, cada engenheiro ou engenheira deverá simular algumas consultas e verificar como é a resposta dele a estas dúvidas como, por exemplo, se a unidade de medida é a utilizada ou de conhecimento do profissional, se os fabricantes ou fornecedores sugeridos são conhecidos, se as informações, principalmente dos produtos estão atualizadas, se elas estão compatíveis e de acordo com as normas técnicas brasileira e/ou internacional, etc. Tudo para quando for necessária uma consulta ao aplicativo e em locais com poucos recursos, estes verdadeiramente nos auxiliem de forma compatível com as nossas necessidades.

Enfim, toda a facilidade dos aplicativos é em prol de um serviço melhor e uma maior produtividade e assertividade dos serviços prestados pelas engenheiras e engenheiros mineiros.

*João José Magalhães Soares é Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho e Diretor Primeiro Secretário do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais (Senge MG), presidente da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), conselheiro federal suplente do Confea, coordenador da CPR-NR18 em Minas Gerais, coordenador do Colégio Estadual de Entidades de Classe do Crea-Minas e professor de pós-graduação da PUC Minas e Feamig.