Fundação Sara

Sindicato fecha parceria com instituição de combate ao câncer infantil

Postado em: 02/03/2015

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge- MG) tornou-se parceiro da Fundação Sara Albuquerque Costa. O diretor administrativo do Sindicato, Alírio Ferreira Mendes Júnior, visitou a fundação para conhecer a casa de Apoio de Belo Horizonte e fechar a parceria. A Instituição há mais de dez anos atua no combate ao câncer infantil. Com a missão de prestar assistência social às crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico, a fundação necessita de recursos para dar continuidade ao seu trabalho.

A instituição oferece hospedagem, alimentação, transporte, atendimento por profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, entre outras necessidades para amparar as famílias dos assistidos que buscam o tratamento da doença fora da sua cidade. Além de atuar em Montes Claro, há uma Casa de Apoio em Belo Horizonte, no bairro São Lucas, sendo que na capital a sede não é própria.

História

A Fundação Sara Albuquerque Costa nasceu da convivência que os pais, parentes e amigos da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, em 1996/1997. Como o transplante era muito oneroso, amigos e colegas empregados da Cemig, se uniram para promover a Campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara” dando formação a uma corrente de amor em uma grande demonstração de solidariedade.

Apesar de todo o apoio, Sara não resistiu e, após seu falecimento, os pais, Álvaro e Marlene, colocaram em prática o sonho idealizado durante o tratamento da filha, que, por ser fora de seu domicílio, foi cheio de dificuldades. Assim, em junho de 1998, foi instituída, em Montes Claros/ MG, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. Em 2010, uma filial foi inaugurada em Belo Horizonte.

Acesse no link abaixo a história da Fundação Sara contada em versos por Antônio Marcos (Tonho), amigo da família de Sara, voluntário e Diretor Regional da Entidade em Belo Horizonte.

Enviado por: Carol Diamante