Sindicato de Engenheiros completa 64 anos com muito a comemorar

Postado em: 24/08/2011

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais completa, hoje, 64 anos. A sua história teve início em 25 de agosto de 1947, quando o Ministério do Trabalho aprovou os seus estatutos e lhe concedeu a Carta Sindical, documento que na época significava a autorização de funcionamento. A sua constituição foi resultado da fusão dos sindicatos de engenheiros de Minas, Civis e Arquitetos, Engenheiros Eletricistas e Engenheiros Industriais e Mecânicos existentes àquela época.

A sua atuação, ao longo de mais de 60 anos, tem sido marcada por um histórico de lutas em defesa dos engenheiros, da engenharia e de toda a sociedade. Neste tempo, com a participação de toda a categoria, consolidou e ampliou conquistas trabalhistas que afetam diretamente a vida de milhares de profissionais de engenharia e participou ativamente das principais lutas da sociedade brasileira, como na redemocratização do País e na mobilização pela Constituinte. Hoje, podemos dizer que o Sindicato é a instituição de referência da engenharia em Minas e modelo de representação sindical comprometida com os interesses dos trabalhadores e com a construção de um país mais justo e com menos desigualdade social.

A atual gestão do Sindicato, que tenho a honra de liderar, tem pautado a sua atuação na consolidação e ampliação dos direitos e conquistas da categoria. Para tanto, tem priorizado a participação nas negociações coletivas que, hoje, abrangem diversos setores econômicos e empresas, garantindo em convenções e acordos coletivos de trabalho direitos e conquistas sociais e econômicas fundamentais para que tenhamos relações de trabalho cada vez mais sustentáveis.

Outra importante frente em que atuamos é na defesa do cumprimento do Salário Mínimo Profissional que, embora seja garantido por lei, é constantemente desrespeitado por empresas e instituições públicas. A atuação se dá tanto na esfera da negociação quanto na judicial, por meio do nosso Departamento Jurídico que tem sido vitorioso em várias ações movidas em nome dos nossos associados, como em recente decisão que beneficiou os nossos companheiros da Conab. No campo das negociações temos conseguido avanços importantes, como na Prefeitura de Contagem, onde os profissionais de engenharia conquistaram o direito a uma gratificação que faz com que a remuneração deles alcance os valores previstos na legislação do Salário Mínimo Profissional.

Também pensamos no futuro e nos que vão, daqui a algum tempo, estar à frente deste Sindicato. O Senge Jovem, constituído por estudantes de engenharia, hoje é uma realidade, com núcleos em diversas regiões do estado, o que reflete tanto o processo de interiorização do ensino de engenharia quanto do desenvolvimento regional que é cada vez mais forte em Minas Gerais e no qual a participação dos engenheiros e engenheiras é fundamental.

Ter e participar de uma instituição como esta é um privilégio para os engenheiros e engenheiras deste estado. E ao completarmos mais um ano de vida a nossa mensagem é de otimismo e confiança, de que com a participação de todos continuaremos a construir uma história de grandes conquistas para os engenheiros e engenheiras de Minas Gerais.

Engº Raul Otávio da Silva Pereira
Presidente do Senge-MG