Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Negociações Coletivas

Senge-MG recebe alunos de Direito da PUC Minas para discutir Convenções Coletivas

Postado em: 08/11/2016

O diretor do Senge-MG responsável pelo setor de Negociações Coletivas do Sindicato, Ricardo Santos Soares, recebeu, na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, os estudantes do 6º período do curso de Direito da PUC Minas, Larissa Liberato Vargas, Maria Luiza Ferreira Leite e Pietro Wienke do Espírito Santo. Os estudantes procuraram o Sindicato de Engenheiros para realizar trabalho da disciplina Direito do Trabalho, no qual tinham que comparar cláusulas presentes em Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) que fossem mais benéficas aos trabalhadores do que o previsto pela CLT, levantando, assim, os ganhos conseguidos para os trabalhadores através das negociações coletivas. 

O diretor Ricardo Soares explicou todo o processo de negociação coletiva, desde o levantamento de pauta até o registro da CCT no Ministério do Trabalho e analisou com os estudantes a CCT dos Metalúrgicos 2015/2016. Durante o processo, o diretor esclareceu as dúvidas dos estudantes.
Diante deste período que o Brasil tem passado, no qual se instalou uma crise política/econômica, a atuação dos Sindicatos são de extrema importância. O atual cenário vem acompanhado de pautas que prejudicam e ameaçam benefícios dos trabalhadores, como a Reforma Trabalhista, que prevê a Flexibilização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a prevalência do negociado sobre o legislado.

Lutar pelos direitos trabalhistas dos engenheiros e engenheiras de Minas Gerais é a função mor do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG). Tendo em vista todas as dificuldades que o cenário de recessão econômica pode trazer, o Senge-MG tem se esforçado nas mesas de negociação para garantir as conquistas históricas, preservar o valor real dos salários e que os bons resultados alcançados pelas empresas sejam compartilhados pela categoria.

Nos últimos três anos, o número de negociações das quais o Sindicato participa praticamente triplicou e a entidade está, inclusive, à frente de campanhas de âmbito nacional, como é o caso da CBTU, por exemplo. 

 


 Os estudantes procuraram o Senge-MG para realizar trabalho da disciplina Direito do Trabalho

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS