9º CONSENGE

Senge realiza encontros preparatórios para o Congresso

Postado em: 27/06/2011

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) está realizando, em todas as suas regionais, os encontros preparatórios para o 9º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Os objetivos dos encontros preparatórios são aprovar a propostas para alteração parcial do Estatuto da Fisenge, discutir os temas da nona edição do Congresso e eleger os delegados que representarão o Senge-MG no 9º Consenge. Devem ser encaminhadas, até o dia 12 de julho, para a Fisenge, até cinco propostas mais votadas por tema.

A primeira reunião preparatória foi realizada pela Diretoria Regional Zona da Mata, em Juiz de Fora, no dia 26 de maio. Na ocasião, os diretores João Queiroz e Silvio Rogério Fernandes foram eleitos delegados representantes do Senge-MG e Carlos Alberto de Oliveira Joppert e Eduardo Barbosa Monteiro de Castro foram eleitos suplentes. A proposta levantada na reunião foi feita com relação aos Planos de Resíduos Sólidos e Plano de Saneamento (Política de Saneamento Urbano). Ela sugere que a União e o Estado promovam a capacitação de equipes que sejam aptas a interagir com os municípios e que garantam o amadurecimento político, para não se perder o trabalho realizado, a cada mudança de administração. Para tanto, sugere a criação de diretrizes consistentes para elaboração de planos de saneamento para todos os municípios do país.

9º Consenge

O objetivo do 9º Consenge é promover a discussão entre os engenheiros, com o objetivo de definir, para o próximo triênio, a ação da Fisenge e dos Senges filiados no campo sindical e profissional, nas áreas de política tecnológica e de ensino de engenharia e, também, capacitar a Fisenge e os Sindicatos de Engenheiros para acompanhar e intervir no debate de temas nacionais e na política institucional do país. O nono Congresso deverá buscar, ainda, estreitar os laços com os movimentos sociais e entidades internacionais e definir um plano de lutas, centrado nos direitos e na defesa dos trabalhadores, bem como consolidar a Fisenge e ampliar sua base de atuação. Os temas do 9º Consenge são: “A cidade Sustentável”, “Integração da América Latina” e “Energia, Recursos Minerais e Desenvolvimento”.