SEMINÁRIO ENERGIA

Senge-PR discute renovação das concessões elétricas

Postado em: 13/03/2012

O Sindicato de Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), a Associação dos Atingidos por Barragens e a Fisenge promovem, na próxima quarta-feira, 14 de março, o seminário pela “Renovação das Concessões do Setor Elétrico”, em Curitiba. O evento acontece no Centro de Convenções do Shopping Estação a partir das 8h30min. Segundo o presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Ulisses Kaniak, o principal objetivo é promover um debate sobre a importância da renovação das concessões de energia.

A partir de 2015, aproximadamente 30% do setor elétrico brasileiro estará com suas concessões vencendo. A decisão do governo federal sobre prorrogá-las ou leiloá-las deve sair ainda este ano. “Isso representa que 20% do parque gerador de energia do Brasil, cerca de 70 mil quilômetros de linhas de transmissão e 33% dos contratos de distribuidoras de energia (como Copel, Celesc e Chesf) terão seus contratos encerrados e poderão ser entregues a iniciativa privada, caso o governo brasileiro não prorrogue as concessões”, ressalta Kaniak.

Na avaliação do Senge-PR o governo deve prorrogar urgentemente as concessões. Para Antonio Goulart, diretor do Senge-PR e coordenador do evento, a realização de novos leilões, significará na prática a privatização do setor elétrico brasileiro. “E isso vem acompanhado de demissões em massa de trabalhadores, terceirização de mão de obra, aumento de tarifas, serviços de má qualidade, risco de apagões entre outros”, afirma Goulart.

Veja, aqui, o material de divulgação completo

2020, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS