Reforma Política Democrática

Senge participa de Semana de Mobilização pela Reforma Política

Postado em: 27/03/2015

Do dia 20 a 29 de março a Coalizão Democrática pela Reforma Política realiza a Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática. Durante este período, as entidades que fazem parte da Coalizão realizam coleta de assinaturas em locais públicos com o objetivo de dar força à tramitação do Projeto de Lei 6316/2013 de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Para que o projeto seja aprovado é necessário 1,5 milhão de assinaturas.

A Coalizão conta com o apoio de 95 entidades, dentre as quais a CNBB, a OAB, o MCCE, a Plataforma dos Movimentos Sociais e o Senge-MG. Na última quinta-feira, dia 26 de março, o Sindicato de Engenheiros participou de coleta de assinaturas na Praça Sete, em Belo Horizonte.

Propostas

A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, construída em torno de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, propõe o financiamento democrático das campanhas eleitorais, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero nas listas de candidatos e o fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta, entre outros pontos.

A proposta, uma iniciativa dos movimentos sociais, vem sendo discutida desde 2004 e passou por inúmeros debates e por consulta pública até alcançar o estágio atual em que são sugeridas mudanças voltadas para uma nova forma de se fazer e pensar a política no Brasil.

Assinatura

A coleta de assinaturas não cessa com o fim da Semana de Mobilização pela Reforma Política Democrática. Para apoiar a proposta da Coalizão e formalizar a adesão à iniciativa por meio da assinatura na ficha, basta que o interessado tenha consigo o título de eleitor e baixe o formulário através do site . Depois é só imprimir e enviar para o endereço: SAS, Quadra 05, Lote 2, Bloco N, Edifício OAB, 1º andar- Brasília - DF. Cep: 70.070-913

Postado por: Carol Diamante

O Senge participou da Semana de Mobilização Pela Reforma Política Democrática coletando