Senge Jovem

Senge Minas Gerais vai coordenar Coletivo Nacional dos Estudantes de Engenharia

Postado em: 13/09/2017

Fórum dos Estudantes acontece pela segunda vez durante o Consenge

Durante dois dias do 11º Consenge, representantes dos Senges Jovens de 12 sindicatos ligados à Fisenge estiveram reunidos no Fórum dos Estudantes. Os universitários debateram os objetivos e estratégias dos movimentos dos Sindicatos Jovem/Estudante/Junior e consolidaram a criação do Coletivo Nacional dos Estudantes de Engenharia.

O coletivo será coordenado por Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Paraíba e Paraná, sendo que Minas foi eleita para assumir a coordenação geral. ”Minas ganhou com 23 votos, foi por unanimidade”, comemorou a estudante Josiane Rocha. Para o representante do Senge Jovem mineiro, Rodrigo Carvalho, foi gratificante. “Foi uma grande honra para Minas Gerais receber e também uma forma de reconhecimento de todo o trabalho que a gente vem desenvolvendo nestes últimos 7 anos”, afirmou.

O coletivo vai funcionar como um elo entre os Senges Jovens e a Fisenge. Rodrigo explica que a gestão da coordenação é de um ano. “A partir disso nós vamos buscar a luta de classe, a melhoria da qualidade profissional, do aperfeiçoamento, da movimentação social na conjuntura atual em busca de um Brasil mais soberano, mais justo, mais igualitário, mais social e de forma a fomentar nosso projeto a nível social. Que a gente consiga agregar e aproximar os estudantes de engenharia dos movimentos sindicais justamente por esta luta de direitos e deveres de todos nós, futuros profissionais do sistema.”

É extremamente importante a participação da juventude no movimento sindical, para o estudante mineiro Maycon Juan de Souza, principalmente com a implementação da Reforma Trabalhista, em que os sindicatos tendem a enfraquecer financeiramente. “Quem é que tem energia hoje para enfrentar isso? Eu acho que é a juventude mesmo que tem uma energia, que tem uma motivação. Tem que se somar experiência de quem já está há muito tempo militando nos sindicatos para poder tentar mudar o que está acontecendo. Se a gente e não consegue mudar na lei, que a gente consiga mudar para trabalhar com as próprias pernas.”

O estudante Rodrigo Carvalho, do Senge Jovem de Minas Gerais                               foto: Joka Madruga

Encaminhamentos

Durante a plenária final do Consenge, o estudante Rodrigo Carvalho (Senge-MG) apresentou os encaminhamentos elaborados pelo grupo, que incluem a elaboração de táticas para trazer mais estudantes para o movimento, investimento na formação sindical e política, diálogo com lideranças dos movimentos sociais e ações de comunicação. O Coletivo, ainda, recomendou a paridade de gênero nas representações regionais.

Carta dos estudantes

Durante a plenária final do Consenge foi lida, pela estudante Aline Hojron (Senge-BA), a Carta dos Estudantes, elaborada após as discussões no Fórum. O documento conclama à luta por um novo projeto de país, defende a necessidade de uma formação sólida e multidisciplinar, combatendo a mercantilização da educação, e de uma engenharia com perspectiva popular.

Leia a carta aqui

Texto: Carol Diamante (Senge-MG) e  Carolina Guimarães (Senge-BA)

Selecione o ano:

Negociações Coletivas: R. Timbiras, 2887 - sls 303/304 - Barro Preto - BH/MG
(31) 2510 4378 / (31) 2510 5387/ (31) 2510 5318 / (31) 2510 4649
2017, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS