Senge-MG faz a abertura da 25ª Semana de Engenharia Civil

Postado em: 27/03/2012

O presidente do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), Raul Otávio Pereira participou, ontem, 26 de março, da abertura da 25ª Semana de Engenharia Civil da UFMG. Em sua fala, Raul Otávio defendeu uma formação mais ampla dos profissionais da engenharia no campo das ciências humanas. “O engenheiro, quando projeta, quando constrói, não pode ser, também, parte da solução para os impactos que os seu trabalho pode acarretar?”, questionou. Segundo o presidente do Senge-MG, a formação humana dos engenheiros é essencial e é em eventos como a Semana de Engenharia que está o lugar para a realização dessa formação diferenciada.

Outra questão que Raul Otávio levantou foi a importância dos engenheiros e engenheiras para a vida cotidiana da sociedade. “Muitas vezes, a necessidade destes profissionais não é enxergada pelas pessoas. E isso é muito perigoso, uma vez que esse descuido pode gerar acidentes fatais, como os prédios que caíram no Rio de Janeiro ou mesmo as edificações que desabaram em BH”, afirmou. Raul ainda explicou a função do Sindicato de Engenheiros, que é de defender os direitos dos profissionais e defender os engenheiros no seu local de trabalho, e falou aos estudantes sobre o Senge Jovem , grupo formado por estudantes de Engenharia para promover debates e a qualificação profissional dos mesmos.

O diretor do Senge-MG, Pedrinho da Mata, ministrou palestra sobre os desafios da engenharia nos tempos atuais. Além de fazer um histórico do surgimento da Engenharia, revelando que a sua origem remete aos militares, Pedrinho traçou o perfil dos novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. Ele destacou, também, os conflitos entre as profissões, principalmente entre engenheiros e arquitetos, lembrando que cada categoria possui suas atribuições e autonomia.

Enviado por: Luiza Nunes.

O diretor do Senge-MG, Pedrinho da Mata, fez palestra sobre os desafios da
engenharia nos dias atuais. Pedrinho é engenheiro civil.

2020, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS