Senge Jovem

Ereds discutiu as amarras sociais e econômicas da tecnologia e da engenharia

Postado em: 07/06/2016

Com o objetivo de promover o debate acadêmico e profissional sobre as aplicações dos conhecimentos da engenharia em benefício da sociedade, foi realizado, entre os dias 3 e 4 de junho, o Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social / Sudeste 2016 (Ereds-SE), na Faculdade de Engenharia da UFMG. O evento teve como tema “As amarras sociais e econômicas da tecnologia e da engenharia” e foi organizado pelo Senge Jovem, Crea-Minas Júnior Núcleo Belo Horizonte, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares “Alternativas de Produção” e pela Liga Sustentar. O Senge Jovem montou um estande no evento e distribuiu material informativo para os estudantes.

No primeiro dia do evento foram realizadas duas mesas. Sendo que a primeira foi “Engenharia, gestão e economia: capital financeiro e grande sobras de engenharia” e a segunda teve como tema “Engenharia e desenvolvimento social: a prática da engenharia e os movimentos sociais”. Ao final do dia, os inscritos puderam apresentar seus projetos no “Compartilhamento de Experiências”.

No dia 4 de junho foi realizada a mesa “A formação da Engenharia e o desenvolvimento social: engenharia para que e para quem?”, além de  visitsa técnicas no Espaço Comun Luiz Estrela e na Cooperativa de reciclagem Coopesol Leste.

Ereds

O Ereds é um evento de âmbito regional dedicado a conscientização acadêmica e profissional para o desenvolvimento social que objetiva ampliar o leque de reflexão e atuação das engenharias e outras áreas das ciências exatas a partir do debate sobre desenvolvimento regional com especificidade em problemáticas sociais e ambientais. Além disso, visa proporcionar intercâmbio entre as Universidades e os diferentes atores e grupos sociais locais que estão desenvolvendo tecnologias sociais na região sudeste. O Encontro antecede o Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (Eneds), com o objetivo de dar força e capilaridade aos debates.

O Ereds-SE foi realizado na faculdade de Engenharia da UFMG

Foram dois dias de evento, com palestras e visitas técnicas

Estande do Senge-MG no Ereds

Uma das visitas foi no espaço comum Luiz Estrela