Seminário Saneamento e Meio Ambiente, em Juiz de Fora, discute tratamento de esgoto e drenagem

Postado em: 04/07/2011

Foi realizado em Juiz de Fora, no dia 30 de junho, o Seminário Saneamento e Meio Ambiente, promovido pelo Senge-MG Regional Zona da Mata, pela Faculdade de Engenharia da UFJF e pela Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama). O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas e teve como objetivo disseminar conhecimentos técnicos sobre saneamento e meio ambiente, a integração de políticas, a cooperação federativa, o avanço da gestão dos serviços de saneamento e o controle social, através da discussão e implantação de projetos.

Durante o evento, foram discutidos os principais problemas da coleta, afastamento e tratamento do esgoto da cidade, até o lançamento final no meio ambiente, chegando-se à conclusão de que são necessários planejamento e obras para aumentar o percentual de esgoto tratado (atualmente em 10%), devolvido aos cursos d’água. Além disso, discutiu-se a drenagem das águas pluviais urbanas, com ênfase na Poluição Difusa, mostrando o quanto se deve desenvolver, uma vez que a precariedade da infraestrutura e a carência de soluções técnicas são tão flagrantes.

Veja, aqui, a Carta Síntese divulgada pelo Senge-MG/Diretoria Regiona Zona da Mata

O diretor do Senge-MG/ Diretoria Regional Zona da Mata fala na abertura do Seminário.

Cerca de 200 pessoas participaram do Seminário em Juiz de Fora,
que discutiu saneamento e meio ambiente.