Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Seminário NR 12

Seminário discute segurança de máquinas e equipamentos

Postado em: 21/03/2017

As normas de segurança estão em constante mudança e por isso se faz necessária a atualização dos profissionais que trabalham com elas. Visando aprofundar e discutir a segurança e prevenção de acidentes nos trabalhos com máquinas e equipamentos, o Senge-MG e a AMES realizaram, juntamente com outras entidades e apoiadores, o Seminário Mineiro de Segurança de Máquinas e Equipamentos- Norma Regulamentadora 12 (NR 12). O evento foi realizado no dia 16 de março, no Centro Universitário UNA Campus Aimorés.

O engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho e auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcos Botelho, explicou e tirou dúvidas de uma Instrução Normativa recente, a 129, de 11 de janeiro de 2017, que estabelece procedimento especial para a ação fiscal da Norma Regulamentadora nº 12. Marcos Botelho explicou que os prazos para adaptar os equipamentos às normas são dados às empresas de acordo com a complexidade das máquinas. Os termos de notificação são de no máximo 12 meses. No entanto, segundo o auditor fiscal, quando a situação é de grave risco, o procedimento é outro. “Quando há situações de grave risco não se fala de prazo e notificações. O que cabe é a interdição.”

Engenheiros da Paul Wurt do Brasil, da Pliz do Brasil e da Magnesita mostraram aos participantes do seminário como aplicaram a NR 12 nos projetos das empresas que trabalham. O Engenheiro de Projetos da Paul Wurth, Raphael Pereira Lima, mostrou o projeto no qual analisou e solucionou os riscos do sistema de alto forno no processo de fabricação do ferro gusa. Ele explicou que encontrou dificuldades culturais da implantação da NR 12 dentro da empresa no Brasil e nas unidades em outros países, face às diferenças surgidas com a última atualização da NR-12 .  “As pessoas têm aversão à mudança. Tivemos de mudar e acostumá-las com a norma.”

NR 12

A NR 12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos fundamentais e medidas de proteção que devem ser observadas para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores. 

O Brasil tem um parque industrial antigo, segundo o assessor da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Sindney Peinado. “Não houve grande investimentos na reforma e troca destes equipamentos.” Ele explicou que a NR 12 foi editada na portaria 3.214 de 1978, no entanto, os fabricantes de máquinas e os usuários, depois de adquiridas estas máquinas, pouco fizeram na segurança delas.

Realização e apoiadores 

O Seminário Mineiro de Segurança de Máquinas e Equipamentos (NR 12) teve como realizadores o Senge-MG, a UNA, AMES, Fisenge, Sobes, Abee-MG e a Abemec-MG. Apoiaram o evento Sicoob/ Engecred-MG, Pilz, Crea-MG, Mútua, Weg, Sistema Fiemg e a ABRH-MG.

O Segundo Vice-Presidente do Senge-MG e também presidente da Assciação Mineira de Engenharia de Segurança, João José Magalhães Soares, aponta que os pontos principais do evento são a união de várias instituições e as experiências dos especialistas das empresas que criaram situações inovadoras relacionadas à NR 12 e compartilharam com os profissionais presentes no seminário. Segundo ele, essa é a linha de participação do Senge-MG e da AMES. “É a realização de eventos gratuitos de atualização de um tema que ainda hoje é polêmico, pelas grandes mudanças vindas da última revisão da NR-12, que trata da segurança em máquinas. É uma forma de atualizar o nosso profissional criando para ele maiores possibilidades de aperfeiçoamento”, afirmou.

Enviado por: Carol  Diamante

 


O Segundo Vice-presidente do Senge-MG, João José Magalhães Soares, abriu o seminário

 


O seminário foi realizado na UNA, Campus Aimorés

 


O seminário visou aprofundar e discutir a segurança e prevenção de acidentes nos trabalhos com máquinas e equipamentos

 

Veja mais fotos do evento aqui

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS