Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Seminário CPR-MG

Seminário vai desmistificar gestão de obras

Postado em: 12/07/2016

O Comitê Permanente Regional de Minas Gerais (CPR-MG) realiza, no dia 15 de julho, o Seminário “Gestão de obras com foco em segurança e saúde no trabalho”. O evento é aberto a profissionais das empresas de Construção e será realizado no anfiteatro 1 do Sicepot-MG. Ele visa valorizar e desmistificar a Gestão de Obras, apresentando conceitos, importância, métodos, entre outros pontos.

A supervisora de Segurança do Trabalho, Andreia Kaucher Darmstadter, é um dos membros da bancada dos empregadores do CPR-MG. Ela vê o seminário como um incentivo à prevenção. “ Ele tem a importância de disseminar e formar cultura prevencionista sobre assuntos relacionados à segurança no trabalho na construção civil”. Constantemente o CPR-MG realiza eventos do tipo. Para Andreia, iniciativas como essa permitem que todas as normas que possuam interface com as atividades de construção civil sejam cada vez mais conhecidas e executadas.

Cumprir as exigências das normas requer atualização constante, segundo a assessora técnica do Sicepot-mg e membro da bancada dos empregadores da CPR-MG, Tárcia Braga Capuruçu “Existe um grande número de exigências normativas relacionadas com a atividade de construção civil, as mesmas sofrem frequentes alterações. ”

Para o coordenador do CPR-MG e diretor do Senge-MG, João José Magalhães Soares, o seminário é importante não só para a divulgação da NR-18, mas também para a capacitação e formação dos engenheiros em Minas Gerais. “Este talvez seja o foco principal, uma vez que a segurança e saúde no trabalho são processos que estão presentes em todas as engenharias e processos existentes. O Senge-MG tem um forte papel social junto aos engenheiros e engenheiras e entendemos que a capacitação com eventos como este são importantes e parte integrante da parte social de nosso sindicato. ”

Para João José Magalhães, “ao realizar os eventos da CPR da NR-18 de forma tripartite podemos afirmar que estamos colocando todos os responsáveis pelo processo produtivo em Minas Gerais na mesa para discutir e conversar sobre a melhor forma produtiva adotada e, especificamente sobre este evento, estamos associando o planejamento, que é necessário para qualquer atividade, à segurança e saúde no trabalho, como deve ser feita em todos os momentos e demonstrando que a boa relação entre todas as engenharias envolvidas com foco na qualidade, produtividade e segurança, vindos de um bom planejamento, trazem resultados muito melhores para todos nós.”

O Seminário “Gestão de obras com foco em segurança e saúde no trabalho” tem início às 8h30 da manhã, no Sicepot-MG (Av. Barão Homem de Melo, 3.090- 2º andar- Estoril)  e é gratuito. As inscrições já foram encerradas por terem atingido o número máximo de inscritos e da lista de espera. Informações pelo telefone (31) 2121-0438.

Veja a programação do Seminário aqui: 

 

 

Senge no CPR

Em março deste ano o Senge-MG assumiu pela primeira vez, representando os trabalhadores, através do diretor do Sindicato, João José Magalhães Soares, a coordenação do Comitê Permanente Regional de Minas Gerais (CPR-MG) Norma Regulamentadora número 18 (NR-18). O comitê tem o papel de conduzir estudos técnicos e buscar melhores aplicações e aperfeiçoamentos da NR-18 do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) aplicada ao setor da construção em Minas Gerais. Para João José Magalhães Soares, assumir esta coordenação é uma afirmação do Senge-MG junto ao tripartismo mineiro e uma forma de a engenharia se colocar como alavanca das discussões de segurança do trabalho na indústria da construção em Minas Gerais. “A participação de todos na CPR é bem parecida e de um esforço conjunto para a divulgação das ações de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção em Minas Gerais. No caso específico do Senge-MG, além de seguir uma linha única de todos na CPR, queremos que o nosso papel seja alavancar a engenharia de segurança do trabalho associando às outras engenharias existentes na indústria da construção em Minas Gerais.”

O diretor do Sindicato de Engenheiros completa que o Senge-MG tem um papel importante de ajuda à engenharia, aos engenheiros e engenheiras em Minas Gerais e ao assumir a coordenação da CPR da NR-18 é realizada esta integração na indústria da Construção mineira associando a segurança e saúde no trabalho às demais engenharias e processos diretamente ligados a este ramo importante para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

CPR

O CPR, é uma comissão tripartite com representantes do governo, empresas e trabalhadores. As propostas resultantes dos trabalhos de cada CPR são encaminhadas ao Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPN). Aprovadas, são encaminhadas ao Ministério do Trabalho, que dá andamento às mudanças, por meio de dispositivos legais pertinentes, no prazo máximo de 90 dias.

O CPN e os CPRs foram criados em 1995 quando da reformulação da Norma Regulamentadora número 18 (NR-18). Os comitês vêm atuando na maioria dos estados, incentivando estudos e debates com vista ao aperfeiçoamento permanente da norma, participando e propondo campanhas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na indústria da construção.

Segundo Andreia Kaucher Darmstadter, a criação do CPN e dos CPRs citou o setor de construção como uma das prioridades nas políticas e programas nacionais de SST no país e representou, ao mesmo tempo, avanço significativo em matéria de tripartismo e importante referência em nível internacional. Para um bom funcionamento do CPN e dos CPRs, Andreia Darmstadter acredita que há alguns desafios.  “Os principais desafios encontrados no processo de discussão tripartite são a participação e o comprometimento das bancadas, estrutura mínima para o funcionamento dos CPRs e CPN, plano de trabalho voltado para a realidade dos canteiros de obra e relacionamento CPRs versus CPN.”

 

Atribuições dos Comitês Regionais - CPR:

a) estudar e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção;

b) implementar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na indústria da construção, visando estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos construtivos, de máquinas, equipamentos, ferramentas e procedimentos nas atividades da indústria da construção;

c) participar e propor campanhas de prevenção de acidentes para a indústria da construção;

d) incentivar estudos e debates visando ao aperfeiçoamento permanente das normas técnicas, regulamentadoras e de procedimentos na indústria da construção;

e) encaminhar o resultado de suas propostas ao CPN;

f) apreciar propostas encaminhadas pelo CPN, sejam elas oriundas do próprio CPN ou de outro CPR;

g) negociar cronograma para gradativa implementação de itens da Norma que não impliquem em grave e iminente risco, atendendo as peculiaridades e dificuldades regionais, desde que sejam aprovadas por consenso e homologados pelo Comitê Permanente Nacional - CPN.

 

NR 18

A Norma Regulamentadora 18 (NR 18) estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Entre as atividades da Indústria da Construção estão os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive de obras de urbanização e paisagismo.

 

Enviado por: Carol Diamante

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS