CEMIG

Cadastre-se e recebe informações sobre a sua campanha.

Empresa:
          Negociações: CEMIG
Data-base: 1º de novembro
Diretores responsáveis: Raul Otávio Pereira e Chêiviston Glaucos Menezes e Silva e Ricardo Soares

Sugestões:
• E-mail: nc@sengemg.org.br
• Tel.: (31) 3271-7355

Cemig

Segunda rodada de negociações discute pauta de reivindicações

Postado em: 09/10/2019

Segunda rodada de Negociações para o ACT 2019

As reivindicações das pautas dos trabalhadores da Cemig foram discutidas na segunda rodada de negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019, ocorrida no dia 07/10, na sede da Cemig. Os itens econômicos foram um dos primeiros a serem discutidos. O comitê de negociação da Cemig falou das dificuldades econômicas da empresa para conceder aumento real, mas prometeu levantar a discussão internamente. A mesma justificativa de cenário desfavorável foi dada pela empresa quanto à reivindicação do abono salarial, cujos trabalhadores pediram com o objetivo de recompor a massa salarial de 2018.

Uma das discussões longas, durante a reunião, foi a respeito do assédio dentro da empresa. Tanto os sindicatos como o comitê de negociação da empresa concordaram que o assunto deve ser combatido, no entanto, para os sindicatos, deve ser revista a maneira como os casos são tratados.

Foram discutidos, ainda, assuntos como o reestabelecimento das Cipa’s, hora-extra e a liberação de dirigentes sindicais.

Outro ponto que mereceu destaque e que demandou longos debates foi a restrição da empresa quanto à realização de setoriais pelas entidades sindicais. Os representantes da empresa foram enfáticos em afirmar que a única concessão seria a de uma hora para realização das assembleias para deliberar sobre a proposta a ser apresentada pela empresa.

Quanto a vigência de 2 anos do acordo, a comissão da Cemig ficou de pensar sobre o assunto. A Cemig sinalizou que deverá entregar a proposta para ACT ainda nesta semana, mas não agendou nova reunião.

A pauta de reivindicação dos engenheiros foi protocolada ontem, 08/10, junto à DPR/RT.