Reunião do setor de Negociações Coletivas apresenta balanço das atividades de 2014

Postado em: 17/03/2015

O setor de Negociações Coletivas do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) realizou sua segunda reunião de 2015 na última sexta-feira, 13 de março. Durante o encontro foi apresentado o balanço das atividades do setor no ano de 2014. De acordo com o relatório, o setor de Negociações Coletivas demandou 126 boletins, jornais, cartazes; foram impressos 98.940 boletins, jornais e outras publicações; foram organizadas 72 panfletagens e realizadas 59 reuniões prévias de negociação. Além disso, o número de reuniões de negociação foi de 178; foram realizadas 10 audiências de mediação no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram feitas 82 Assembleias com os trabalhadores.

Foi relatada pela gerente do setor, Valéria Arruda, que houve um crescimento significativo de demandas no setor que totalizaram 565 atividades desenvolvidas no ano. Quanto ao número de campanhas salariais, o aumento de acordos e convenções foi superior a 50%, totalizando 25 no ano.

Foi apresentado pelo Técnico da Subseção do Dieese, Thiago Rodarte, uma explanação a respeito da conjuntura política-econômica do país. Segundo o mesmo, a turbulência pelo qual o país atravessa demanda maior mobilização por parte de todos a fim de manter as conquistas obtidas em anos anteriores.

O Senge-MG foi demandado para apurar uma possível demissão em massa na unidade da CSN de Congonhas. Foi realizada uma reunião com o Sindicato Metabase de Congonhas e com o representante de Reação Intersindical da Empresa. O Senge está se inteirando junto aos trabalhadores demitidos sobre o assunto em questão a fim de se posicionar a respeito.

O Sindicato se posiciona contra o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal 07 (PELO 07). O Projeto encaminhado à Câmara Municipal de Belo Horizonte visa permitir a construção de equipamentos de saúde e educação nas praças e reservas ecológicas do município. O Sindicato entende e apoia a necessidade de se instalar estes equipamentos, porém acredita que com um projeto melhor debatido certamente serão encontrados locais mais apropriados para estes fins. Foi deliberado que o Senge-MG encaminhará e-mail aos Vereadores informando o posicionamento do Sindicato, juntamente com o boletim eletrônico.

Participaram da reunião os diretores Antônio Azevedo, Gilmar Santana, Domingos Palmeira, Ricardo Soares, Sávio Nunes Bonifácio, Welhinton Castro Silva, Arnaldo Brito, Wanderley Acosta Rodrigues e o delegado sindical do Senge em Furnas, Fernando Queiroz. Estiveram presentes, ainda, os advogados do Senge-MG, Josué Melão e Daniel Rangel, os funcionários Valéria Arruda, Marco Aurélio , Marcos Felipe e Bráulio, o técnico do Dieese, Thiago Rodarte e o estagiário Lucas Andrade.

Setor de Negociações Coletivas apresentou balanço das atividades de 2014, em reunião dia 13/3