Regional Zona da Mata

II Caravana da Engenharia aproxima Sindicato de empresas e faculdades em Ubá e Viçosa

Postado em: 30/09/2015

Com o objetivo de ampliar a integração entre o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), as instituições de ensino, órgãos públicos e empresas, a Regional Zona da Mata, através do projeto Senge Presente, promoveu a “II Caravana da Engenharia” nas cidades de Ubá e Viçosa, no período de 22 a 23 de setembro.

Em Ubá, no dia 22 de setembro, o Sindicato realizou o Encontro com os Engenheiros na Inspetoria do Crea-Minas. Foram debatidos, com a participação do advogado do Senge-MG Josué Amorim, assuntos de interesse da categoria, como Aspectos Jurídicos e Previdenciários e Salário Mínimo Profissional.

Ainda na cidade, a equipe da Caravana visitou a empresa Gonçalves e Parma Topografia e Engenharia LTDA e se reuniu com o prefeito Edvaldo Baião e o Secretário de Planejamento, Francisco Antônio Nascimento, para estreitar as relações entre o Senge-MG e Poder Público.

A Caravana visitou, ainda, a Faculdade Presidente Antônio Carlos (FUPAC). Os representantes do Senge-MG foram recebidos pelo coordenador do curso de Engenharia Civil, Israel Iasbik. Na ocasião foram entregues materiais de divulgação do Sindicato para distribuição aos alunos da instituição e ratificada a importância da integração entre o Sindicato e as instituições de ensino. Israel Iasbik elogiou a atuação do Senge-MG e frisou a importância de se continuar com essas ações, que até pouco tempo não faziam parte do convívio da instituição.

Em Viçosa, foi realizado, no dia 23 de setembro, o Café com Engenheiros, no Auditório Centreinar da Universidade Federal de Viçosa. A mesa diretiva foi composta pelo Presidente do Senge-MG, Raul Otávio Presidente, o presidente do Crea-MG, Jobson Andrade, o Diretor Administrativo da Regional Zona da Mata -Senge-MG, Fernando José, o vice Reitor, João Carlos Galvão, o Diretor do Centro de Ciências Exatas Antônio, Cléber Tibiriçá, o represente do Centro de Ciências Agrárias, Cláudio Horst Bruckner, o Inspetor Chefe do Crea-Minas, Alessandro Regino, o Presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos, Emílio Elias Moucherek e o Diretor da Mútua Otávio Dutra Pereira Filho.

Após breve explanação dos componentes da mesa foi dado início as palestras ministradas pelo Presidentes do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira e o presidente do Crea-Minas, Jobson Andrade, para um público de mais de 70 profissionais. Após as palestras foi aberto espaço para debates e considerações dos presentes.

A Caravana da Engenharia visitou as empresa de Viçosa, entre elas a Andrade Rodrigues, onde a equipe do Senge-MG foi recebida pelo Engenheiro Arnaldo Dias de Andrade, sócio proprietário da empresa. Foi mais uma vez ressaltada a necessidade de integração de todos os segmentos da engenharia, no sentido do fortalecimento da mesma.

Outra empresa que recebeu a Caravana foi a Agroflor Engenharia e Meio Ambiente. A engenheira florestal, Elizabeth Neire Silva e o diretor da empresa Rupestris (parceira da Agroflor), Alex Freitas, se reuniram com a equipe do Sindicato. A empresa fez uma breve apresentação de seu campo de atuação e aventou a possibilidade de ações conjuntas entre as partes, desde a participação em eventos promovidos pelo Senge até a realização de cursos de capacitação profissional dentro da empresa.

Na Faculdade de Viçosa (FDV) e Univiçosa, o diretor da Regional do Senge-MG Zona da Mata, Fernando José, o Assessor do Presidente do Senge-MG, Tércio Casalechi e o Presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais, Marcus Vinícius Batista de Souza, proferiram palestra aos alunos dos cursos de Engenharia. Foram debatidos os seguintes temas: O papel do Sindicato nas relações de Trabalho, Senge Jovem e Anotação de Responsabilidade Técnica, e O Panorama da Engenharia Ambiental no Brasil: situação e perspectivas, respectivamente.

Os futuros profissionais foram orientados a não se deixarem enganar pelas “armadilhas do mercado”, que tem lançado mão de nomenclaturas variadas para designar o trabalho do engenheiro e, com isso, escapar às obrigações previstas na Lei 4.950-A/66. Foi frisada a importância de se ter uma categoria mais unida para que se alcancem os objetivos almejados. Na conversa com os futuros profissionais, os representantes do Senge-MG lembraram ainda a importância da renovação das direções sindicais, como forma de levar adiante a luta por valorização.