Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

PELO 07

Prefeitura de BH vai insistir na ideia de construir imóveis públicos em áreas verdes

Postado em: 23/03/2015

Fonte: Jornal O Tempo (21/03/15) Por: LUCIENE CÂMARA

O prefeito Marcio Lacerda informou neste sábado (21) que vai insistir na ideia de construir imóveis públicos em áreas verdes. No mês passado, a prefeitura chegou a apresentar à Câmara o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 7/2014, que previa a alteração das regras de ocupação desses espaços para a instalação de escolas e centros de saúde. Mas o próprio município retirou a proposta e, agora, elabora estudo para identificar pontos de preservação que possam abrigar unidades de saúde.

A informação foi dada pela manhã, durante comemoração dos dez anos do programa Escola Aberta, no bairro Confisco, na região da Pampulha. Segundo Lacerda, o levantamento resultará em um novo projeto, que será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. Antes disso, ele se comprometeu a consultar moradores vizinhos aos parques para saber se eles aprovam a ideia.

“Temos na cidade uma série de áreas verdes não edificadas e eventualmente até com alguma degradação, onde seria possível inserir uma unidade de saúde, tornando, inclusive, o parque digamos mais visitado, com segurança”, argumentou o prefeito.

PPP

O projeto será elaborado para viabilizar a Parceria Público Privada (PPP), já licitada, que vai construir 17 novos centros de saúde e substituir cerca de 50 que estão em prédios alugados ou com estrutura inadequada. De acordo com Lacerda, a prefeitura não conseguiu terreno para a instalação de cerca de “40 a 45” centros. “Temos enorme dificuldade de viabilizar o projeto porque as desapropriações, além de demoradas, estão saindo muito caras”, disse.

O novo projeto vai indicar em quais parques a prefeitura pretende intervir, diferentemente da antiga proposta, que sugeria uma flexibilização para todas as áreas. O estudo não deve incluir escolas, pois, segundo ele, o município está “conseguindo resolver” essa demanda. Quando a prefeitura anunciou, em fevereiro, a intenção de construir em parques, especialistas em meio ambiente ponderam que a cidade já perdeu muitas áreas verdes. De acordo com a prefeitura, 43% do território da capital é impermeável, sendo que restam só 13% de áreas verdes protegidas.

Novo parque

Foi inaugurado hoje também o Parque Ecológico Jardim Vitória, no bairro Jardim Vitória, na região Nordeste da capital. O espaço tem quadra de futebol, aparelhos de ginástica e playground. Atualmente, a cidade tem 75 parques, sendo 60 abertos ao público.

Posicionamento do SENGE-MG

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) já se posicionou contra o projeto da Prefeitura que pretende construir centros de saúde em parques, praças e áreas verde de Belo Horizonte. O Senge-MG esteve presente nas manifestações realizadas em 14/3 pelo movimento Ocupa BH! E também enviou ofício à Câmara Municipal de Belo Horizonte, avisando de seu posicionamento.

Segundo o ofício, “o Sindicato entende e apoia a necessidade de se instalar estes equipamentos que beneficiam a sociedade (centros de saúde), porém acredita que com um projeto melhor debatido certamente serão encontrados locais mais apropriados para estes fins, sem a redução das poucas áreas verdes existentes na cidade”.

Enviado por: Luiza Nunes

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS