Política industrial dará subsídios fortes e incentivo à pesquisa

Postado em: 07/07/2011

PARIS - A presidente Dilma Rousseff anunciará no final do mês uma nova política industrial, de desenvolvimento produtivo, com estímulo na inovação, informou agora há pouco o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, em seminário em Paris.

"Vai ter subsídios muito fortes e desonerações de impostos muito fortes para as empresas que investirem em pesquisa, desenvolvimento, engenharia de produção, que internalizarem melhoras em seus processo produtivos", afirmou o ministro.

"É a única maneira de competir com os gigantes asiáticos que sempre triunfam", acrescentou. "Não dá para lutar com eles no chão da fábrica."

Pimentel disse também à plateia internacional que "o Brasil, finalmente, é um país de classe média". Ele apresentou projeção pela qual a classe C pularia de 38% da população em 2010 para 58% em 2014. A classe C englobaria pessoas com renda entre R$ 1.800 até R$ 6 mil, dependendo do critério.

(Assis Moreira | Valor)