Saneamento Básico

Plano Municipal revela que 780 mil estão sem tratamento de esgoto em BH

Postado em: 28/03/2014

O Senge-MG participou da reunião do Conselho Municipal de Saneamento (Comusa) de Belo Horizonte, na última terça-feira, 25 de março, na qual foi apresentada, pela Sudecap, o Plano Municipal de Saneamento (PMS) 2012/2015. O plano mostrou, entre outras coisas, a realidade do saneamento na capital. A análise do sistema de esgotamento revelou que há, na cidade, 94% de coleta, 75% de interceptação e 67% de tratamento, o que significa que 140 mil pessoas estão sem coleta, 590 mil sem interceptação e 780 mil sem tratamento de esgoto.

Além disso, o plano trouxe as diretrizes para a gestão do saneamento na cidade, que são: a efetiva atuação do Município, inclusive definindo investimentos e prioridades; a universalização dos serviços; a despoluição dos córregos e ribeirões; o controle social e a participação popular e, por fim, a gestão pública e integrada do saneamento.

Conselheiro da Comusa

O Senge-MG é membro do Comusa desde fevereiro deste ano. O Sindicato de Engenheiros ocupa a cadeira de Entidade Sindical de Trabalhadores, através da diretora Cynthia Franco Andrade, que tem como suplente o diretor Ricardo dos Santos Soares. Entre as atribuições do Conselho está a de regular, fiscalizar, controlar e avaliar a execução da Política Municipal de Saneamento. “O Comusa tem grande importância no saneamento do município, pois é um importante espaço para o controle e a participação social, necessários para uma prestação dos serviços mais democrática e justa. É onde ocorrem discussões técnicas e sociais sobre o saneamento, com a representação de diferentes segmentos, o que enriquece o debate”, explica Cynthia Franco.

Clique aqui e acesse os documentos do Plano Municipal de Saneamento