Palestra enfatizou olhar social sobre a engenharia

Postado em: 12/12/2011

“Se continuarmos com as mesmas concepções, não há mudança”. Com esta frase, o engenheiro eletricista Dorival Gonçalves Júnior chamou a atenção sobre a importância de se ter um olhar social sobre a área tecnológica e, consequentemente, sobre a engenharia na palestra “Energia, Meio Ambiente e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, realizada neste sábado, 10 de dezembro. A palestra foi parte dos eventos em comemoração ao Dia do Engenheiro, celebrado no domingo, 11 de dezembro.

Mestre e Doutor em Energia pela USP e professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Dorival Gonçalves disse que falta ao engenheiro pensar as questões social e ambiental envolvidas na engenharia.

Com uma plateia formada principalmente por integrantes do Senge Jovem, Dorival Gonçalves explicou a importância de se entender o funcionamento da sociedade capitalista e suas implicações no trabalho cotidiano dos engenheiros. Ele disse que é muito importante entender quais são as concepções hegemônicas para, assim, identificarmos as tecnologias de geração de energia consideradas limpas ou sujas, eficientes ou dispendiosas.

Dorival Gonçalves explicou, por exemplo, que hoje a concepção de “energia limpa” está relacionada, basicamente, à emissão de CO2. Ou seja, se emite muito C02 é suja e ineficiente. Ele mostrou, então, que usinas hidrelétricas são consideradas fontes limpas, embora alaguem grandes porções de terra.

Ele criticou esse pensamento hegemônico que considera contraditório no que diz respeito à eficiência energética. “Se (a sociedade) estivesse mesmo interessada em eficiência energética, jamais existira o carro. Do ponto de vista da eficiência, o carro é uma porcaria”. E argumentou que a eficiência energética do carro chega a, no máximo, 25%. O resto é perdido em calor, desgaste de peças etc.

Por Marcelo Costa.

Quem quiser pode baixar os slides exibidos durante a palestra clicando aqui.