NOTÍCIAS - DR ZONA DA MATA

Regional Zona da Mata

Curso de Dimensionamento de Sistemas de Geração Solar Fotovoltaica é realizado em Juiz de Fora

Postado em: 17/11/2017

A Diretoria Regional da Zona da Mata (DRZM) do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), realizou entre os dias 06, 10 e 13 de novembro de 2017, na Inspetoria do Crea-MG em Juiz de Fora, o Curso de Dimensionamento de Sistemas de Geração Solar Fotovoltaica. O curso foi ministrado pelos profissionais José Américo Valentin e Jonathan Hunder Dutra Gherard Pinto, com carga horária de 20 horas, e contou com a participação de 16 pessoas entre acadêmicos e profissionais, sócios e não- sócios do SENGE/MG.

Na avaliação do Diretor Administrativo da Regional Zona da Mata, Eng. Fernando José, o sindicato cumpriu mais uma vez com uma de suas atribuições, qual seja, capacitar ou (re) qualificar profissionais para o mercado de trabalho. "Este curso, como outros já conduzidos por nossa Regional, é uma excelente oportunidade de inserção do engenheiro no mercado. Quantas empresas, públicas ou privadas, condomínios residenciais ou até mesmo moradias individuais, urbanas ou rurais gostariam de implantar esse sistema de geração de energia, como forma de minimizar seus custos". Ainda, de acordo com Fernando, "nessa época de falta de empregos na engenharia, cada oportunidade de serviço não deve ser desperdiçada. A busca apenas por emprego e as chances de execução de serviços, sendo ignoradas, são um dos equívocos que são cometidos", avalia o diretor.

Nas fotos e depoimentos abaixo, pode-se ter uma ideia de como foi o curso:

Carlos Guimarães Filho, engenheiro Eletricista, diz que “o curso foi muito bem ministrado. Os instrutores dominam plenamente a matéria que foi explanada. O material didático é de excelente qualidade. Todos estão de parabéns”.

A estudante de engenharia elétrica, Vanessa de Castro Gomes, disse que “o curso não poderia ser melhor, pois, foram excelentes as aulas, e os instrutores, estes, sempre dispostos a solucionar nossas dúvidas e com muita paciência e clareza”. Diz ainda que “entrou no curso sabendo somente o que lia em sites e revistas e que saiu com uma visão bem ampla do que é e de como está crescendo nos dias atuais.”

O engenheiro eletricista, Augusto Pompeu de Campos Fernandes, também elogiou os instrutores, que os mesmos “são muito bons, e conhecedores profundos do assunto”. Também elogiou o material dizendo ser “excelente e bastante abrangente e interessante”.

O engenheiro metalurgista e de Segurança do Trabalho, Dauro de Carvalho Rosas, diz “que o grau de profissionalismo, o fornecimento de informações e a colaboração dos instrutores foram fundamentais para a realização do curso que cresce com a necessidade da demanda de energia sustentável no país e que o curso atendeu às expectativas, motivada pelo interesse e participação dos alunos em relação ao atual assunto sobre fornecimento de energia solar fotovoltaica”.

Participantes do Curso de Dimensionamento de Sistemas de Geração Solar Fotovoltaica

Da esquerda para a direita, o Diretor Adm. Fernando José conversa com a turma e dá boas-vindas.  Ao lado, os instrutores Jonathan Gherard e José Américo

Instrutores, sentados à frente e voltados para a turma, ministram aula

Turma atenta e participativa no curso realizado em Juiz de Fora, através da RZM