Segurança na Construção Civil

Norma Regulamentadora 18 recebe sugestões até o dia 22/8

Postado em: 22/07/2013

O prazo para que interessados enviem sugestões de mudanças para a Norma Reguladora 18, que trata sobre a segurança na construção civil, foi prorrogado até o dia 22 de agosto. O documento está com consulta pública e recebendo sugestões de alterações no Comitê Permanente Nacional (CNP). O Senge-MG participa do Comitê Permanente Regional (CPR-MG), que foi criado para estudar, sugerir e discutir a NR18 no Estado de Minas Gerais, e é ligado ao CPN. Outros participantes do Comitê são o Ministério do Trabalho, o Sicepot, o Seconci-MG, entre outros.

O Senge-MG, como membro do CPR-MG e do CNP, vai receber as sugestões dos profissionais e repassá-las com suas análises para o Comitê Nacional. O prazo de envio dessas sugestões para o Sindicato de Engenheiros é 15 de agosto, para que o Senge-MG tenha tempo para organizá-las. Os interessados devem enviar suas sugestões para: administrativo@sengemg.org.br.

NR 18

A Norma Regulamentadora 18 (NR 18) estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Entre as atividades da Indústria da Construção estão os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive de obras de urbanização e paisagismo.

Veja, aqui, o texto completo da NR 18

CNP

O Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CNP) é uma instância tripartite, composta por 3 a 5 representantes titulares do governo, dos empregadores e dos empregados, sendo facultada a convocação de representantes de Entidade Técnico-Científicas ou de profissionais especializados, sempre que necessário.