Eleição Confea

Justiça adia eleição para presidência do Confea

Postado em: 19/11/2014

Fonte: Fisenge

Foram adiadas as eleições para a presidência do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), de acordo com decisão da 13ª Vara Federal desta terça-feira (18/11). A ação, impetrada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), pede o adiamento do processo eleitoral em 90 dias. "O atual processo eleitoral apresenta vícios desde o início e nós envidamos todas as forças para garantir o processo democrático", comemorou o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

A ação

De acordo com assessoria jurídica, a ação conta com quatro argumentos: a não disponibilização da listagem com profissionais aptos a votar; a má distribuição de votantes por locais; a não divulgação dos nomes dos candidatos nas mídias do Confea; e a impugnação da maioria dos candidatos de oposição pela Comissão Eleitoral Federal. "Pedimos o adiamento em 90 dias, devido às distorções do processo eleitoral, como a distribuição de votantes por local. Por exemplo, há locais com mais de 5 mil votantes para uma única urna. O TSE, nas eleições gerais, não admite mais de 500 votantes por urna", disse o advogado Alexandre Barenco. A Comissão Eleitoral Federal indeferiu três das quatro candidaturas à presidência do Confea, menos a do presidente licenciado.