IX SBEA

Simpósio discute problemas ambientais e integra profissionais e estudantes

Postado em: 28/07/2017

O IX Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental (SBEA) promoveu a discussão de problemas ambientais, além de integrar e incentivar trocas de experiências entre estudantes e profissionais da área ambiental de todo o Brasil e da América Latina. O evento ocorreu entre os dias 24 a 28 de julho, na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por meio de palestras, mesas redondas, workshops, minicursos e visitas técnicas, foi discutida a realidade da Engenharia Ambiental no país, na busca de uma melhor atuação dos profissionais da área na sociedade.

O IX SBEA foi realizado em conjunto com o XV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEAmb), organizado pela Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEA) e sua comissão local. Com ele também aconteceu o III Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, que integrou interessados de áreas correlatas de toda América Latina, a fim de debater soluções sustentáveis para o futuro.

No evento, foi realizado, ainda, o Fórum de Coordenadores dos Cursos de Engenharia Ambiental, onde foram debatidas as matrizes curriculares dos cursos da categoria e a melhoria do ensino; e o Fórum de Entidades de Classe, onde foi atualizado o Marco Regulatório da Engenharia Ambiental, com metas da categoria para os próximos 10 anos. Nele, houve debate sobre atribuições profissionais e estratégias para o fortalecimento das entidades de classe, que são as associações que defendem a Engenharia Ambiental.

Para o Presidente da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM), o engenheiro Marcus Vinícius, “os eventos foram fundamentais para o fortalecimento da categoria no Brasil e nos demais países da América Latina, pois foram debatidos temas muito relevantes para a sociedade e foram buscadas soluções para problemas, como a crise hídrica, os impactos ambientais do setor produtivo, com destaque para a mineração e indústrias, recuperação de áreas degradadas, saneamento básico, dentro outros”.

O evento promoveu encontros pertinentes para a área da Engenharia Ambiental, segundo o presidente da ANEAM. “Conseguimos reunir representantes de praticamente todas as entidades de classe do país que representam a Engenharia Ambiental para apresentação de seus resultados, troca de experiências e criação de táticas de crescimento estratégico. A Engenharia Ambiental está de parabéns pela União do Grupo. Agradeço às Entidades de Classe pela confiança no meu trabalho como presidente, e pela reeleição para o próximo mandato. Porém, para dar continuidade com o trabalho, necessitamos continuarmos unidos, pois juntos somos mais fortes!”

O evento ocorreu entre os dias 24 a 28 de julho, na Escola de Engenharia da UFMG

Para o coordenador do SBEA e diretor do Senge-MG, Alírio Mendes Júnior, foi uma responsabilidade muito grande coordenar este evento pela proporção e significado que ele tem. “O SBEA acontece a cada 2 anos e tem um histórico muito produtivo e cada edição simboliza uma conquista para a Engenharia Ambiental. Em um único evento conseguimos discutir a Engenharia Ambiental nas suas várias vertentes e gerar produtos, metas, qualificação, estratégias de conquistas e valorização da profissão. A interação entre estudantes, profissionais, instituições de ensino e entidades de classe da Engenharia Ambiental é ao meu ver o “produto” mais valioso adquirido no SBEA. Eu, enquanto representante de Minas Gerais me senti lisonjeado e orgulhoso de receber as demandas nacionais de um público tão volumoso e representativo.”

A diretora do Senge-MG, Mirella Madeira Araújo, ressaltou a importante contribuição do evento para a Engenharia Ambiental. “O SBEA/Eneeamb 2017 foi uma grande oportunidade para a valorização e fortalecimento dos profissionais da área ambiental.  Com diversidade de minicursos e palestras os engenheiros e estudantes tiveram a oportunidade de promover importantes debates e discussões sobre as atuais questões ambientais brasileiras e mundiais. E, considerando que o evento é o maior da América Latina, espera-se como produto a união da classe, o amadurecimento do profissional e a sua consolidação no mercado de trabalho.”

O IX SBEA reuniu representantes da área da Engenharia Ambiental de todo o Brasil

Feira do empreendedor

Para incorporar o tema “Engenharia ambiental: fomentando ciência, tecnologia e gestão para o desenvolvimento integrado ao ambiente e à sociedade”, além dos cases, uma das propostas de atividades paralelas que ocorreu no IX SBEA foi a Feira do Empreendedor, onde as empresas patrocinadoras do evento expuseram suas práticas sustentáveis e as oportunidades de recrutamento na empresa.

Coordenação do IX SBEA

enviado por: Carol Diamante