Senge Memória

Ex-presidente do Senge-MG abraçou a luta dos profissionais de engenharia durante crise

Postado em: 26/04/2018

O Engenheiro Eletricista Luiz de Vasconcelos foi sepultado nesta quarta-feira 26/04 em decorrência de um câncer. Vasconcelos foi presidente do Senge-MG entre 1981 e 1984, período pelo qual abraçou a luta em favor do profissional engenheiro em um momento que o Brasil se mobilizava em favor da abertura política e estava em meio a protestos contra o arrocho salarial e o desemprego.

A gestão liderada por Vasconcelos deu início ao movimento em defesa das empresas nacionais de consultoria e às primeiras negociações coletivas com a Cemig, a Açominas, a Usimec e o Cetec, grandes empregadoras de engenheiros.

Sob sua liderança frente ao Senge-MG foi criada uma comissão de mulheres que se encarregaria de identificar o perfil da engenheira e lutar por igualdade de direitos; foi realizado o I Congresso Mineiro de Engenheiros e criada as delegacias regionais da entidade, em Uberaba e Juiz de Fora.

Com os altos índices de desemprego que acompanhavam a recessão na época em que presidiu o Senge-MG,  Luiz de Vasconcelos criou uma cooperativa para auxiliar os engenheiros que buscavam um novo trabalho.

Luiz de Vasconcelos e Augusto Celso Drummond

Luiz de Vasconcelos, Raul Otávio, Augusto Drummond e Luiz Eduardo Pereira