FURNAS

Cadastre-se e recebe informações sobre a sua campanha.

Empresa:
          Negociações: FURNAS
Data Base: 1º de novembro
Diretor responsável: Fernando Queiroz

Sugestões:
• E-mail: nc@sengemg.org.br
• Tel.: (31) 2510-4649 | (31) 2510-4378 | (31) 2510-5387 | (31) 2510-5318

Furnas

Ato de repúdio à privatização de Furnas acontece dia 09 de abril

Postado em: 05/04/2018

Uma grande mobilização em defesa de Furnas e de repúdio à privatização será realizada no dia 9 de abril, na barragem de Furnas, em São José da Barra. O ato, de iniciativa do deputado estadual Emidinho Madeira (PSB/MG), tem como um dos organizadores o Senge-MG, através do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), além de prefeitos, lideranças do estado de Minas Gerais e sindicatos trabalhistas. São esperadas cerca de 5 mil pessoas. A previsão é que a manifestação se inicie às 14 horas.

O diretor do Senge-MG, Fernando Queiroz, alega que por trás da intenção de privatização, o que se deseja é extinguir a participação do povo nas empresas do sistema Eletrobrás, que é uma inesgotável fonte de recursos. Segundo ele, a privatização vai trazer imenso prejuízo para a população e para o Brasil. “O Estado brasileiro está prestes a entregar ativos em energia que são marcos geográficos importantíssimos para o país, num processo açodado que não considera a complexidade das questões técnicas envolvidas. Existem indefinições regulatórias importantes a serem analisadas que podem colocar em colapso o abastecimento de populações inteiras no médio prazo.”

Outro fator importante, de acordo com o diretor do Senge-MG, diz respeito ao uso harmônico da água. “Além de ser utilizada para a geração de energia, tem que se levar em conta o suprimento das cidades, o lazer, etc. Nas mãos da iniciativa privada, cuja a premissa principal é o lucro, o uso harmônico da água ficará comprometido.”

Para o deputado Emidinho Madeira, “vender Furnas hoje é andar na contramão do futuro”. Além da importância da água, o deputado destacou que muitas pessoas investiram no turismo às margens de Furnas, lembrando da necessidade de produtores rurais e pescadores. O deputado destacou que o governo quer vender Furnas a preço de banana. “O investimento foi de R$370 bilhões e o preço de venda é de apenas R$ 9 bilhões.”

Mobilizações- A luta contra a privatização do setor energético teve início no ano passado. Em setembro os funcionários da Furnas Centrais Elétricas ocuparam o “Dique da Discórdia” (localizado a cerca de 20 km de Piumhi/MG). O dique é o mesmo que o ex-Governador Itamar Franco ocupou em 1999 com as polícias militar e civil e os bombeiros, na tentativa de impedir a privatização da mesma Furnas pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Foi no mês de janeiro deste ano, no Encontro Nacional dos Trabalhadores de Furnas – ENTFU, organizado pelo Senge-MG no auditório da Usina, que o Deputado Leonardo Quintão, responsável pela criação da Frente em Defesa de Furnas no Congresso, fez o pedido para o Deputado Emidinho Madeira, criar em Minas Gerais uma frente ampla na defesa de Furnas para aglutinar a bancada mineira na defesa de Furnas.

Estas duas frentes vêm desempenhando um papel de extrema importância na luta contra a privatização de Furnas. Semanalmente ocorrem conversas com lideranças em Brasília, além de audiências públicas nas assembleias legislativas dos estados, assim como na Câmara Federal.

Enviado por: Carol Diamante

Selecione o ano:

2018, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS