Formação Sindical

Diretoria Regional Vale do Aço realiza Módulos I e II do curso de Formação Sindical

Postado em: 17/05/2017

Diretores da Regional Vale do Aço do Senge-MG e engenheiros convidados participaram dos módulos I e II do curso de Formação Sindical, ministrado pelo doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, o professor Helder Molina, na sede Regional, em Ipatinga, nos dias 5 e 6 de maio. O curso é uma parceria com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Em Minas Gerais, ele já foi ministrado em Varginha (Regional Sul), Juiz de Fora (Regional Zona da Mata) e Montes Claros (Regional Norte/ Nordeste), além da sede em Belo Horizonte (Regional Metropolitana).

Estrutura do curso

Na primeira etapa do curso é discutida a história do movimento sindical, o modo de organização dos trabalhadores no Brasil e no mundo, a formação sócio-histórica brasileira, a importância dos sindicatos para a superação da desigualdade, além da gestão sindical e o papel dos dirigentes sindicais.

O segundo módulo tem mais tempo para estudos e debates coletivos, o que aumenta o aprendizado e a identidade de classe dos (as) engenheiros (as) enquanto trabalhadores (as). Além disso, outros temas são aprofundados, como: organização sindical de base, projetos de sociedade, negociação coletiva, história do movimento sindical e do sindicalismo da Engenharia, gestão e planejamento sindical, comunicação e linguagem, gênero e diversidades, entre outros.

Engenheiros de Ipatinga participaram do curso de Formação Sindical, ministrado por Helder Molina, nos dias 5 e 6 de maio