Encontro das Engenharia

Encontro das Engenharias promove três dias de troca de experiências

Postado em: 29/08/2017

Palestra de abertura do III Encontro das Engenharias

Durante três dias estudantes, professores, pesquisadores, empresas e engenheiros trocaram experiências no III Encontro das Engenharias (EENG), que ocorreu no período de 22 a 24 de agosto no Centro de Ciências (Planetário) e na pró-reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foram mais de 40 palestras, 25 minicursos, além da feira empresarial que reuniu 25 expositores. O encontro foi inclusivo, contando com intérprete de libras. O evento foi considerado um sucesso, para o diretor da Regional Zona da Mata do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), Fernando José. “A parceria entre instituições de ensino, entidades, órgãos públicos e empresas foi total. Neste sentido também não podemos deixar de salientar que as palestras, os minicursos foram um sucesso também com a participação dos alunos os quais temos depoimentos que se sentiram melhores preparados para o mercado de trabalho.”

Para o diretor do Senge-MG, o Sindicato, que realizou o evento juntamente com a UFJF, construiu uma imagem positiva neste encontro. “ O Sindicato de Engenheiros sai fortalecido deste evento com inúmeras propostas de sócio e ficando cada vez mais conhecido pela sua luta, pela sua participação em prol do desenvolvimento e aperfeiçoamento da nossa categoria.”

O coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, o professor Márcio Marangon, destacou a singularidade do Encontro das Engenharias.“ Na verdade, ele tem uma característica muito particular que é este envolvimento das entidades públicas e privadas. A reunião de muitos em prol de um objetivo comum. Então parabenizo a todos e fico na expectativa do próximo evento.”

Foram mais de 25 minicuros durante o evento

O coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, o professor Márcio Marangon, e o diretor da Regional Zona da Mata, Fernando José

Universidade e desenvolvimento

Durante a solenidade de abertura do EENG, o reitor da UFJF, Marcus David, falou sobre o papel de desenvolvimento econômico que a universidade brasileira deve ter diante da sociedade, na distribuição de tecnologia, na ciência e na inovação, em busca de competitividade para empresas. “A UFJF tem se esforçado muito para isso e um dos principais eixos é a Faculdade de Engenharia que é uma importante parceira da Diretoria de Inovação, na discussão do nosso marco interno da inovação, nas questões que envolvem a implantação do Parque Tecnológico e tantas outras questões. Por isso, a Universidade tem que dar apoio e reconhecer a importância de um evento como esse, que faz a interface entre a educação e o setor produtivo, contribuindo para gerar o desenvolvimento econômico da nossa cidade.”

Instituições

O evento reuniu 10 instituições universitárias das áreas de Engenharia Ambiental e Sanitária; Civil; Computacional; de Produção; Engenharia de Software; Elétrica - Energia; Robótica e Automação Industrial; Sistemas de Potência; Sistemas Eletrônicos; Telecomunicações; Mecânica; Mecatrônica e Metalúrgica.

Professores e organizadores do III EEng

Equipe do Senge-MG em frente ao Centro de Ciências