Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Empresas propõem energia 100% renovável até 2050

Postado em: 14/06/2012

ANDREA VIALLI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Publicação: 13/06/2012

O Instituto Ethos, entidade que reúne 1.200 empresas, entregou nesta quarta-feira ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, um documento com 30 propostas para serem debatidas na Rio+20. O objetivo é contribuir com a formulação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - um dos possíveis resultados da conferência.

O documento é fruto de discussões realizadas durante a conferência do Instituto Ethos, que terminou hoje em São Paulo. Dez temas foram escolhidos: economia da biodiversidade; desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza; cidades sustentáveis; padrões sustentáveis de produção e consumo; energia; trabalho decente e desemprego; gestão da água; florestas e mudanças climáticas e agricultura e segurança alimentar.

Para cada um dos dez temas, foram formuladas três propostas. Algumas são arrojadas: na área de energia, por exemplo, o documento sugere o desenvolvimento de um plano estratégico para que o Brasil adote uma matriz 100% de energia renovável até 2050.

"Sabemos que o Brasil tem uma boa matriz energética, com a mais alta participação de renováveis. Mas sabemos também que o Brasil fará uma aposta no pré-sal. A questão é como o país usará os recursos da exploração do pré-sal para tornar as energias limpas, como eólica e solar, mais competitivas", diz Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos.

Outra proposta contida no documento é que todos os países passem a usar o mecanismo brasileiro das "listas sujas" para combater o trabalho escravo.

Além de ser entregue para a Presidência, o documento também será entregue à ONU, nos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, encontro promovido pelo governo para reunir contribuições de empresas, ONGs e especialistas para a Rio+20.

Acompanhe a Rio + 20 com a Folha de São Paulo: folha.uol.com.br/especial/2012/rio20

Enviado por: Luiza Nunes

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS