Eleição Confea

Eleição do Confea é realizada contrariando decisão judicial

Postado em: 20/11/2014

Mesmo com a Justiça Federal determinando o adiamento das eleições para a presidência e conselheiros federais do Conselho Federal e Engenharia e Agronomia (CONFEA) por 90 dias, a votação foi realizada no dia 19 de novembro. Para não receberem a intimação judicial pela desobediência, a diretoria e funcionários abandonaram a sede em do Conselho em Brasília. A Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiro (Fisenge), responsável por impetrar a ação, emitiu uma nota em repúdio ao fato. Veja abaixo:

Conduta da presidência do CONFEA faz Justiça adiar eleições

Diretores fogem para não receberem intimação

Uma liminar concedida pela Justiça Federal, no dia 18 de novembro, à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE) adiou por 90 dias as eleições para a presidente e conselheiros federais do Conselho Federal e Engenharia e Agronomia (CONFEA). As eleições para os Creas e para as Caixas de Assistência não constaram da ação.

O pleito foi cancelado em função de um processo eleitoral maculado por vícios e irregularidades, causados pela interferência malévola do atual presidente e candidato à reeleição.

Dentre os problemas apresentados e aceitos pela Justiça, estão a não disponibilização da listagem de profissionais aptos a votarem, a desproporcionalidade na distribuição dos profissionais nos locais de votação e a falta de publicidade dos candidatos da oposição nos veículos de comunicação institucional.

Vergonhosamente, no dia 19, dia da eleição, os diretores do Confea e ocupantes de cargos abandonaram a sede em Brasília, para não receberem a intimação judicial e com isso permitir a realização da votação, mesmo que em desobediência a uma decisão judicial. Um péssimo exemplo para o País.

Todo o transtorno causado aos profissionais registrados, bem como os custos operacionais do processo são de responsabilidade do atual presidente, que deve responder por mais essa atitude condenável no Judiciário. Da nossa parte, continuaremos em defesa da Engenharia, da Agronomia e da Ética!

FISENGE - Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros