Diretorias Regionais reúnem-se para planejar ações para 2011

Postado em: 02/02/2011

Na última terça-feira, dia 1º de fevereiro, as diretorias regionais do Senge reuniram os seus diretores para o primeiro encontro de 2011, quando foram definidas as estratégias para ampliar as ações do Sindicato em cada região. Ao longo do ano, estes encontros vão acontecer em todas as primeiras terças-feiras do mês. Essas reuniões fazem parte da política de interiorização das ações do Senge em 2011.

Centro

Três grandes temas dominaram a primeira reunião do ano da Diretoria Regional Centro, coordenada pelo seu diretor administrativo, Dorivaldo Damacena: política sindical, negociação coletiva e qualificação profissional. Os diretores presentes discutiram, também, ações que poderão ser postas em prática para aproximar a entidade dos estudantes de Engenharia. Eles avaliaram que o Sindicato deve estudar a possibilidade de fazer parcerias para a criação de um programa de estágio para os estudantes. Além disso, deve promover palestras explicando o papel e as ações do Sindicato.

A reunião contou, ainda, com as participações do presidente do Senge-MG, Raul Otávio Pereira, e do assessor da presidência, Tércio Casalechi.

Sul

A Regional Sul decidiu fazer um levantamento das maiores empresas da região que empregam engenheiros e um cronograma de visitação nessas empresas. A estratégia visa divulgar o Senge e a importância da contribuição sindical entre os engenheiros. Outro objetivo a ser alcançado é o aumento do número de associados.

Também ficou definido que o Senge estudará a possibilidade de fazer convênios com outras entidades de engenharia no Sul de Minas para utilizar a infraestrutura delas em cidades onde o Sindicato tem diretores, mas não tem subsedes, como Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha e Alfenas. Além disso, foram discutidas a implantação de uma assessoria jurídica e parcerias para cursos na região.

A reunião, conduzida pelo diretor administrativo da Regional, Fernando de Barros Magalhães, teve a participação do representante da Diretoria Executiva Gilmar Cortês, diretor de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Zona da Mata

A diretoria da Zona da Mata já colocou em prática uma das decisões da reunião de terça-feira. Na quarta-feira os diretores visitaram a Prefeitura de Juiz de Fora para divulgar a contribuição sindical e protocolar um pedido para que a contribuição recolhida dos engenheiros não seja enviada para outros sindicatos. A regional também está programando uma campanha de arrecadação da contribuição sindical nas empresas da região.

Também já está marcada uma assembléia com os trabalhadores da Prefeitura de Juiz de Fora no dia 22 de fevereiro. A prefeitura entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra o Salário Mínimo Profissional aprovado pelos vereadores e está pagando um salário-base de R$ 1.850,00. O Senge Zona da Mata vai reivindicar que o salário-base seja o Salário Mínimo Profissional previsto em lei.

Na reunião, foi apresentada também a atuação da regional no planejamento urbano de Juiz de Fora, que está contribuindo, juntamente com outras entidades de classe e de ensino, com sugestões para o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade.

O assessor da presidência do Sindicato, Tércio Casalechi, participou da reunião da Regional Zona da Mata, que foi dirigida pelo seu diretor administrativo, João Vieira de Queiroz Neto.

Vale do Aço

Tornar o Senge conhecido na região. Essa foi a principal decisão tomada na reunião da Regional Vale do Aço na última terça-feira. A reunião, coordenada pelo diretor administrativo da Regional, José Couto Filho, definiu estratégias para a divulgação do Senge no Vale do Aço. A implantação de uma assessoria jurídica e a formação de parcerias para oferecer cursos para engenheiros na região também foram temas discutidos. Com esses serviços, pretende-se mostrar a importância de se filiar e contribuir com o Senge.

O presidente do Sindicato, Raul Otávio Pereira, esteve presente e destacou a importância de se divulgar o Senge e incentivou a participação de todos nas reuniões regionais. Ele também chamou a atenção para a necessidade de o Sindicato se integrar à comunidade tecnológica, às empresas e entidades de engenhara da região.

Assim como a regional Zona da Mata, a regional Vale do Aço também está auxiliando na elaboração do Plano Diretor e de leis complementares da cidade de Ipatinga. Este grupo técnico ampliado para debater o Plano Diretor, do qual o Senge Vale do Aço faz parte, discute infra-estrutura, mobilidade urbana, ferrovias, rodovias, aeroportos, habitação, uso e ocupação e parcelamento do solo, questões metropolitanas etc. O Plano deve ficar pronto até outubro.

Norte-Nordeste

A Regional Norte discutiu estratégias de divulgação da contribuição sindical e a importância de seu pagamento. Para atrair novos sócios, os diretores farão um trabalho de mapeamento e visita às empresas que têm um maior número de engenheiros. Além disso, estão previstas parcerias para oferecer cursos voltados a engenheiros e participação em eventos de instituições de ensino superior durante o ano. Assuntos regionais serão discutidos em cafés temáticos mensais que serão realizados na sede da Inspetoria do Crea.

O diretor tesoureiro do Senge, Antônio Iataesta, participou da reunião da Regional Norte-Nordeste, que foi conduzida pelo seu diretor administrativo, Antônio Carlos Souza.

Diretores da Regional Centro debatem as ações para ampliar a atuação do Sindicato na região

Diretores da Regional Zona da Mata elegeram a campanha da contribuição sindical como prioridade

A Regional Sul definiu como prioridades o mapeamento e visita às grandes empresas da região

A Regional Norte trabalha no sentido de ampliar o número de sócios e as parcerias