Feamig

Diretor do Senge-MG faz palestra em Semana da Engenharia da Feamig

Postado em: 25/05/2018

O diretor do Senge-MG, Alírio F. Mendes Júnior, proferiu a palestra “Senge e a Engenharia do século XXI”, durante a 8° Semana da Engenharia da Feamig (Faculdade de Engenharia de Minas Gerais), no dia 15 de maio. Alírio traçou as características que constituem o perfil do engenheiro deste século, que incluem formação profissional contínua, consciência política e de classe, respeito ao meio ambiente, consciência crítica, entre outras.

O diretor do Sindicato de Engenheiros falou, ainda, sobre as prerrogativas do Sindicato, entre elas a de defender os interesses da categoria, celebrar acordos, convenções e contratos coletivos de trabalho. Explicou que o Senge-MG faz parte das instituições que formam o tripé da Engenharia, juntamente com as associações de engenheiros e o Crea-MG e apresentou a estrutura do sindicato seus benefícios e serviços oferecidos.

O diretor do Senge-MG Alírio Mendes Júnior fez palestra para os alunos da Feamig durante a Semana de Engenharia

As consequências da Reforma Trabalhista para os trabalhadores e para os sindicatos, como perdas de direitos e o fim da obrigatoriedade do imposto sindical também foram tópicos da palestra. O assunto conscientizou a estudante de engenharia Maria Tereza Moreira sobre os retrocessos que a nova lei trouxe. “O que mais me chamou a atenção foi referente às mudanças feitas pelo governo que acabou afetando os sindicatos e ficamos a mercê dos empregadores.”

Além disso, explicou para os alunos da Feamig o funcionamento do Senge Jovem. Trata-se de um grupo formado por estudantes de engenharia que se propõem a debater as novas tendências da profissão e divulgar os direitos e os deveres dos futuros profissionais. O grupo busca compartilhar informações, capacitar e despertar a consciência política da categoria nos futuros engenheiros e engenheiras, uma vez que se tornarão, assim que se graduarem, importantes protagonistas do desenvolvimento sustentável da nação.

O diretor do Senge-MG e coordenador do setor de Negociações Coletiva do Senge-MG, Ricardo Soares, acompanhou a palestra e deu sua contribuição ao explicar para os alunos da Feamig as formas de contratação no mercado de trabalho. De acordo com Ricardo, o engenheiro pós-formado pode prestar serviços como Pessoa Jurídica (PJ), como celetista ou no regime estatutário. O diretor do Senge-MG explicou os direitos que o profissional possui em cada uma dessas maneiras de atuar no mercado, os pontos em comum e as principais diferenças.

O diretor do Senge-MG Ricardo Soares falou para os alunos da Feamig sobre as formas de contratação no mercado

Enviador por: Carol Diamante

Selecione o ano:

2018, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS