Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Dia Internacional da Mulher

Diretoria Regional Norte/Nordeste organiza evento em comemoração ao 8 de Março

Postado em: 16/03/2017

A Diretoria Regional Norte/Nordeste do Sindicato de Engenheiros (Senge-MG) e o Coletivo de Mulheres da entidade organizaram, no dia 10 de março, em Montes Claros, uma roda de conversa com profissionais engenheiras e estudantes de Engenharia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março. O tema da conversa foi a “reforma” da Previdência e o impacto sobre as mulheres. Também foi discutido o tema “a mulher nos espaços de poder”.

Uma das convidadas para o debate foi Marilene Alves de Souza, a Leninha, que representou a Defensoria Pública da Mulher. Leninha abordou diversas situações em que se encontram as mulheres em situação de violência e as vulnerabilidades do sistema público que poderia apoiar tanto nos aspectos legais de formalização das queixas, quanto no acompanhamento psicológico.

Leninha fez várias considerações acerca do papel da mulher na sociedade e suas conquistas, sobretudo quanto aos direitos na área trabalhista e do retrocesso que a “reforma” da Previdência sinaliza. A representante da Defensoria Pública da Mulher falou, ainda, da ocupação dos espaços de poder, retratando a imensa desigualdade existente na ocupação de cargos pelas mulheres.

Outra convidada para participar da roda de conversa foi a secretária de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves, que abordou a estrutura hoje pensada no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as mulheres e os desafios do sistema tanto do ponto de vista da estrutura quanto da Giovana Fonseca, representante do Senge Jovem, também participou da mesa e trouxe uma abordagem dos desafios enquanto estudante de Engenharia e da necessidade de se levar o debate de gênero para estes espaços.

Para a diretora do Senge-MG e coordenadora do Coletivo de Mulheres, engenheira Anildes Lopes Evangelista, “a roda de conversas foi extremamente positiva trazendo para reflexão temáticas que afetam a todas as mulheres e, sobretudo, as engenheiras, reafirmando a demanda por formação e qualificação para ocupação dos espaços de poder das engenheiras”.

Enviado por: Luiza Nunes 

 


Evento realizado em Montes Claros discutiu os impactos da "reforma" da Previdência sobre as mulheres 

 


Da esquerda para a direita,  secretaria de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta Gonçalves, a diretora do
Senge-MG, Anildes Lopes Evangelista, Leninha e a representante do Senge Jovem, Giovana Fonseca. 

 


Giovana Fonseca representou as estudantes de Engenharia no debate

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS