Senge TV

Consenge traça metas de atuação em defesa da engenharia nacional

Postado em: 01/09/2014

O 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), realizado em Búzios/ RJ, entre os dias 27 e 30 de agosto, debateu e traçou metas de atuação em defesa da engenharia nacional, bem como de uma nova matriz de desenvolvimento econômico para o Brasil, pautada pela distribuição de renda e justiça social. O resultado deste debate está na Carta do Rio de Janeiro. Trata-se de um conjunto de propostas que tem como eixo o aprofundamento da democracia brasileira e os desafios da renovação sindical. A carta defende investimento nos quadros técnicos, compromisso social e reformas política e tributária.

O Congresso, que teve como tema central “Um projeto de nação para o Brasil”, homenageou o engenheiro e político Rubens Paiva, morto durante a ditadura no Brasil. O evento contou com a participação de delegações de 12 estados e um público total de 400 pessoas, entre elas, estudantes de engenharia e integrantes do Coletivo de Mulheres. Durante o congresso foi eleita e tomou posse a chapa Seguir em Frente, que vai gerir a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) no triênio 2014/17. Entre os membros da diretoria estão o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, e os diretores Alírio Ferreira Mendes Júnior e Anildes Lopes Evangelista.

Confira, nos vídeos abaixo, a cobertura jornalística do 10º Consenge

Congresso de engenheiros homenageia Rubens Paiva

Participação de jovens e mulheres é destaque no Consenge

Congresso elege nova diretoria da Fisenge