Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Consenge

Congresso teve a participação de mais de 300 pessoas

Postado em: 11/09/2017


11º Consenge aconteceu em Curitiba/ Paraná

 

Terminou no último sábado, (09/09) o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (11º Consenge), que aconteceu em Curitiba/ Paraná e teve como tema “Resistir! Em defesa da engenharia nacional e do Brasil”. Foram quatro dias que contaram com a presença de quase 300 participantes de todo o Brasil, sendo 200 delegados, 39 estudantes, 34 observadores e 18 convidados.

 Para o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, o congresso foi um momento de muita reflexão em prol de objetivos maiores. “Este Congresso da Fisenge tem como grande objetivo, e eu diria que foi alcançado, o de unificar, reunifica as forças e as lideranças da Engenharia em prol de um projeto político, de um projeto de estado, um projeto de nação que contemple todas as necessidades, não só dos profissionais, como também da sociedade brasileira. ”

A troca de experiências entre sindicatos e o debate sobre o que está acontecendo no país são contribuições do congresso para a Engenharia, segundo o diretor do Senge-MG, Alírio Mendes Júnior. “O importante de realizar este congresso, neste momento, além da eleição da Fisenge, é conscientizar os engenheiro do que está acontecendo no nosso país e que eles possam levar esta reflexão para suas bases.”

Segundo o diretor de Negociações Coletivas do Senge-MG, Ricardo Soares, o debate sobre a atual forma de comunicação entre sindicatos e a base, as dificuldades de mobilização, entre outros assuntos, são essenciais em um momento que não está propício aos sindicatos. “Nosso objetivo é construir através das palestras e grupos de trabalhos, metodologias e perspectivas para melhorar esta situação, levando em consideração todas as reformas que vem acontecendo e que dificultam o fator financeiro, principalmente dos sindicatos.” Para Ricardo Soares, as entidades sindicais devem estar cada vez mais fortes. “Agora a gente tem a possibilidade de ter um negociado que prevaleça sobre o legislado e isso vai requerer sindicatos mais fortes e atuantes para que os trabalhadores não sofram em virtude de negociações mal sucedidas.”

 


Delegação de Minas Gerais no 11º Consenge  foto: Joka Madruga

 

Participação das mulheres

O 11º Consenge entra para a história da Federação como o congresso com maior participação de mulheres. Houve uma expressiva participação de 80 mulheres e 39 estudantes no encontro. Para a diretora do Senge-MG, Anildes Lopes Evangelista, “é importante ressaltar que este avanço é fruto de uma maior inserção das mulheres na engenharia, no mercado de trabalho, mas também é importante ressaltar uma luta histórica das mulheres que sempre buscaram ocupar estes espaços e possibilitar com que mais mulheres participassem destes espaços de poder.”

No Consenge, foi lançado o primeiro compêndio “Histórias da Engenheira Eugênia”.O livro tem o objetivo de afirmar a importância da organização das trabalhadoras e dos trabalhadores e do empoderamento das mulheres.. Ele reúne a trajetória da personagem protagonista das histórias em quadrinhos, publicadas desde 2013 pela Fisenge. “Queremos nossas histórias, nossa memória e nossas lutas nos meios de comunicação. Queremos o nosso protagonismo”, disse a diretora do Coletivo de Mulheres da Fisenge, Simone Baia.

 


Esta edição do Consege contou com recorde de participação feminina                foto: Joka Madruga

 

Luta contra a privatização

O combate à privatização foi uma das propostas reforçadas pelo Consenge. Gunter Angelkorte, diretor do Senge-RJ e reeleito como diretor suplente da Fisenge, destaca a importância de combater a privatização do setor elétrico brasileiro. “Isso não é aceitável e não pode se concretizar de maneira alguma, sob o risco de colocarmos toda a sociedade brasileira no século XIX. A energia elétrica é algo primordial para a vida humana. Sem ela, o ser humano não consegue viver em sua plenitude”, afirma Gunter lembrando que o próprio governo federal admite o aumento das tarifas das contas de luz.

Fórum dos Estudantes

Durante dois dias, representantes dos 12 sindicatos ligados à Fisenge estiveram reunidos no Fórum dos Estudantes, que integrou a programação do Congresso, e debateram os objetivos e estratégias dos movimentos dos Sindicatos Jovem/Estudante/Junior. Além disso, foi eleita a coordenação do CNE, formada pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Rondônia, Paraíba e Paraná. 


Fórum dos estudantes aconteceu pela segunda vez  durante as edições do Consenge

 

Comunicação Sindical

O presidente da Fisenge Clovis Nascimento agradeceu aos trabalhadores da comunicação sindical que atuaram na cobertura do Consenge. O diretor do Senge-PE e diretor da Federação, Roberto Freire, destacou a importância de divulgar as ações sindicais. “Tudo o que nós fazemos precisa ter visibilidade. Nossa equipe de comunicação, coordenada pela jornalista Camila Marins, conseguiu fazer isso”, afirmou Freire.

 

Relatório de trabalho da Assessoria de Comunicação no 11º Consenge

A equipe de Assessoria de Comunicação trabalhou de forma colaborativa durante os quatro dias do 11º Consenge, com os seguintes resultados:

2 mil Fotografias;

17 matérias para o site da Fisenge;

3 boletins via whatsapp e 3 boletim impresso;

TV Fisenge: 20 matérias e entrevistas em vídeo e transmissão ao vivo das palestras e plenária final;

Facebook: os vídeos alcançaram mais de 60 mil pessoas, com cerca de 8 mil visualizações e 300 compartilhamentos. No total, a página da Fisenge teve durante a semana um aumento de 461% no seu alcance, 343% de envolvimento e de 900% no número de novas curtidas.

Equipe: Camila Marins (Fisenge), Caroline Diamante (Senge-MG), Carolina Guimarães (Senge-BA), Ednubia Ghisi (Senge-PR), Joka Madruga (Fisenge), Katarine Flor (Senge-RJ), Marine Moraes (Senge-PE), André Vieira e Sebastian Soto (TV Memória Latina).

 


Equipe de comunicação que atuou durante o 11º Consenge

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Selecione o ano:

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5151

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2017, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS