Fisenge

Coletivo de Mulheres lança primeira tira em quadrinhos sobre assédio moral

Postado em: 06/03/2013

Fonte: Camila Marins – Fisenge 06/03/2013

Será lançada no dia 8 de março, em Sergipe, a primeira tirinha da série “Histórias de Eugênia: mulher, mãe e engenheira”. A ilustração – de autoria de Pater – é uma iniciativa do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e trará para o debate o tema “Assédio Moral”. De acordo com a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, o objetivo é dar visibilidade, de maneira didática, às situações de assédio moral vividas pelas engenheiras em seu ambiente de trabalho e combater este tipo de prática. “Também vamos abordar situações familiares, como a dupla e tripla jornadas de trabalho e a divisão das tarefas domésticas. Eugenia é uma engenheira de 40 anos com 15 de trabalho, é recém-divorciada e tem dois filhos: uma pré-adolescente e um menino de 9 anos”, contou Simone. Também estão programadas: a realização de um seminário e a publicação de uma cartilha sobre assédio moral.

A primeira tira traz uma situação pela qual inúmeras mulheres passam em seu cotidiano. Confira a primeira tirinha em quadrinhos da série “As histórias de Eugênia: mulher, mãe e engenheira”.

A Fisenge

Localizada no Rio de Janeiro, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) é uma entidade classista filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Union Network International (UNI), articulando-se internacionalmente com várias entidades congêneres. Hoje é presidida por Carlos Roberto Bittencourt e é constituída por 11 Sindicatos de Engenheiros em todo Brasil: Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rondônia, Minas Gerais e Volta Redonda.