Coletivo de Mulheres

Coletivo de Mulheres da Fisenge e o Coletivo do Senge-MG traçam estratégias de ação

Postado em: 08/06/2016

Os Coletivos de Mulheres do Senge-MG e da Fisenge se reuniram nos dias 3 e 4 de junho, na sede do Senge-MG, em Belo Horizonte, para fazerem um balanço das atividades que foram realizadas, traçarem estratégias de ações dos grupos, além de discutirem questões relacionadas às mulheres.

A reunião do Coletivo do Senge-MG foi realizada na sexta-feira (03/06). As integrantes determinaram pela manifestação do grupo não somente pelas questões relacionadas às engenheiras, mas das mulheres de uma forma geral. Por isso, um dos assuntos que o Coletivo pretende discutir é a questão da cultura do estupro que as mulheres enfrentam.

Outra decisão foi relacionada à busca de novas integrantes. O Coletivo pretende fazer uma parceria com o Senge Jovem no intuito de aliar forças e fomentar a participação de formandas e recém-formadas no grupo.

Durante a reunião, foi realizada, ainda, uma votação para escolher a nova logomarca do Coletivo de Mulheres do Senge-MG.

Reunião do Coletivo de Mulheres do Senge-MG, no dia 03/06/2016

Nova logomarca do Coletivo de Mulheres do Senge-MG

Fisenge

No dia 4 de junho foi realizada a reunião do Coletivo de Mulheres da Fisenge, com a participação de integrantes de 16 Sindicatos de Engenheiros de todas as regiões do Brasil. O encontro teve início com a palestra “Mulher, engenheira e sindicalista”, ministrada pelo Historiado e Diretor Executivo da Fisenge, Roberto Luiz de Carvalho Freire. Ele fez um histórico da atuação das mulheres nos sindicatos e das dificuldades enfrentadas por elas no mercado de trabalho, desde a I Guerra Mundial, entre outros assuntos.

A diretora do Senge-MG e da Fisenge, Anildes Lopes, fez a apresentação da pesquisa realizada pelo Dieese “Engenheiras e o Mercado de Trabalho” e um balanço das Campanhas do Dia Internacional da Mulher, do Dia Nacional da Mulher e dos Boletins do Coletivo.

Na reunião, as integrantes dos Coletivos discutiram uma maneira de se fazerem mais presentes nos eventos dos Senges e dos Crea’s, como forma de propiciar a divulgação das questões das mulheres. Foi discutida, também, a porcentagem de mulheres nas direções dos Sindicatos, além de um modo de trabalhar com as questões das dificuldades e preconceitos sofridos pelas pessoas Trans.

Reunião do Coletivo de Mulheres da Fisenge

A reunião teve a participação de integrantes de 16 Sindicatos de Engenheiros de todas as regiões do Brasil