Celebração dos 65 anos do Senge-MG reúne cerca de 300 pessoas no auditório do Crea-MG

Postado em: 17/08/2012

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) comemorou seus 65 anos, que serão completados no próximo dia 25 de agosto, com solenidade realizada ontem, 16 de agosto, no auditório do Crea-MG. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre engenheiros associados do Sindicato, diretores, ex-diretores, autoridades e representantes de Sindicatos de Engenheiros de outros Estados. A abertura da solenidade contou com um breve histórico da atuação e das lutas das quais o Senge-MG participou durante suas mais de seis décadas de existência. O presidente atual do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, o ex-presidente da entidade, José Marcius de Carvalho Vale, o presidente da Fisenge, Carlos Bittencourt, o vereador e diretor licenciado do Sindicato, Tarcísio Caixeta, o presidente do Senge Paraná, Ulisses Kaniak, a diretora de comunicação do Senge Bahia, Silvana Palmeira e a vereadora Neusinha Santos fizeram parte da mesa de abertura da solenidade.

Raul Otávio agradeceu a presença de todos e começou sua fala lembrando a participação do Senge-MG em momentos históricos do país, como a campanha pelas Diretas Já e, mais atual, a implantação da Engenharia e Arquitetura Públicas. Ele destacou que, enquanto a situação econômica do Brasil está cada vez melhor, ainda ocorrem discrepâncias, como a falta de saneamento básico para grande porcentagem da população. “Essa situação é inquietante para os sindicatos que, além das lutas trabalhistas, também têm a obrigação de se engajarem nas lutas sociais”, afirmou.

O presidente do Senge-MG lembrou que o lugar dos sindicatos é nas ruas. “Nosso lugar preferido é nas ruas, com bandeiras, apitos, fazendo manifestações para garantir os direitos dos trabalhadores, mas também para garantir que o país cresça econômica e socialmente”, disse. Raul Otávio ainda destacou que é necessário que os sindicatos revejam suas práticas, sem que isso signifique nenhum tipo de concessão ideológica. “Precisamos trabalhar no convencimento, na conscientização política das pessoas. É preciso mostrar a importância que os engenheiros, juntamente com a força da organização, têm para que seja proposto um projeto diferente de crescimento para o Brasil, ou seja, um projeto de crescimento organizado”, explicou. Raul Otávio terminou sua fala desejando “vida longa e próspera ao Senge-MG”.

Silvana Palmeira, do Senge Bahia, parabenizou o Senge-MG pelo aniversário e também pela atuação da entidade em todo o Estado. “A união dos membros do Senge-MG me impressionou, assim como a criatividade da entidade na elaboração de materiais e promoção de seminários e fóruns de debates”, disse. O presidente da Fisenge, Carlos Bittencourt, agradeceu em nome da Federação e de todos os sindicatos que fazem parte dela o convite para a solenidade. Ele também destacou a grande participação do Sindicato nas negociações coletivas, na organização de seminários, debates e cartilhas e na captação de estudantes e jovens engenheiros para o universo sindical. “O Senge Jovem é uma iniciativa brilhante, que está se propagando e estendendo para os outros Estados. O Senge-MG é o sindicato que tem a participação mais forte dos jovens”, afirmou. O vereador Tarcísio Caixeta, que faz parte da história do Senge-MG há muitos anos, representou a Câmara Municipal de Belo Horizonte na solenidade. “O Senge-MG é uma entidade fundamental para as lutas trabalhistas e discussões sociais”, destacou.

Solenidade, realizada no dia 16/8, no Crea-MG, comemora os 65 anos do Senge-MG

Associados, diretores, ex-diretores, integrantes do Senge Jovem e autoridades lotaram o auditório do Crea-MG durante a solenidade

Raul Otávio, presidente do Senge-MG, destaca a importância da atuação sindical para o crescimento social do país

Diretores do Senge-MG prestigiam solenidade de comemoração dos 65 anos da entidade