CBTU

Cadastre-se e recebe informações sobre a sua campanha.

Empresa:
          Negociações: CBTU
Data Base: 1º de maio
Diretor responsável: Ricardo Soares

Sugestões:
• E-mail: nc@sengemg.org.br
• Tel.: (31) 2510-4649 | (31) 2510-4378 | (31) 2510-5387 | (31) 2510-5318

CBTU

Entidades sindicais de engenheiros do país se preparam para as negociações com a CBTU

Postado em: 03/04/2017

Representantes da Fisenge e dos Senges do Nordeste e do Sudeste se reuniram, no dia 14 de março, em Maceió, na sede do Sindicato de Engenheiros de Alagoas, com o intuito de se prepararem para a Campanha Salarial 2017/ 2018 da CBTU. No encontro as entidades sindicais compartilharam informações sobre as bases da companhia em suas regiões. Elas apresentaram e discutiram as reivindicações dos engenheiros, que será material para a construção de uma pré-pauta única com vistas a atender os engenheiros de todas as bases da CBTU.

A reunião teve, ainda, palestra da supervisora técnica do Dieese, Jéssica Naima, que fez uma análise da Conjuntura Econômica do país, seguida de debate sobre as explanações. A supervisora técnica fez ainda uma análise superficial do balanço financeiro da CBTU em 2015 e um diagnóstico superficial das possibilidades e dificuldades verificadas através do balanço financeiro.

O engenheiro Ambiental Ricardo dos Santos Soares e o advogado Josué Amorim Melão representaram a Fisenge no encontro. Na oportunidade eles fizeram uma análise de toda a campanha salarial 2016/2017, apresentando os avanços e dificuldades encontradas durante a negociação, bem como o desfecho positivo com o fechamento do acordo. Aproveitaram para buscar a união e integração entre os Sindicatos de Engenheiros de cada base territorial e reforçaram o interesse da categoria na manutenção da FISENGE nas negociações. Compareceram à reunião, o engenheiro Antônio Caetano Boaventura, representando o Senge-MG, o diretor administrativo do Senge-PE, Fernando Freitas; o diretor do Senge-PB, Antônio dos Santos Dália e o presidente do Senge- AL, Disney Pinto, e os diretores do Senge-AL, Luciano Castro e Petrúcio Lima. A Associação dos Engenheiros Ferroviário de Pernambuco foi convidada para o encontro.

Mesa permanente

Um dia após o encontro, as entidades sindicais se reuniram com os representantes da CBTU na mesa permanente que discute as pendências da Convenção Coletiva de Trabalho.  Foram tratados assuntos como a revisão do PES (Plano de Emprego e Salário), o andamento da confecção do PDV (Plano de Desligamento Voluntário), a análise da paridade referente à tabela da CBTU. Foram discutidas, ainda, questões específicas de cada STU.

A Fisenge reiterou o pedido de que a tabela salarial dos engenheiros seja discutida na revisão do PES. A empresa consignou em ata que esta questão será resolvida na revisão do PES.

Enviado por: Carol Diamante