Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

Cartilha expõe mercado de trabalho da engenharia em MG

Postado em: 14/06/2012

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) vai promover o lançamento, no dia 15 de junho, da cartilha “O Mercado de Trabalho Formal da Engenharia em Minas Gerais”. A publicação é um estudo desenvolvido pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O objetivo do estudo é apresentar informações sobre a situação dos profissionais da engenharia que atuam no mercado formal de trabalho do Estado de Minas Gerais. Para isso, foram analisados os dados constantes da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - referentes às ocupações relacionadas aos ramos da engenharia no Brasil e no Estado de Minas Gerais nos anos de 2004 e 2010.

Os dados indicam que no Brasil o mercado formal de trabalho cresceu 40,3% de 2004 a 2010. Em Minas Gerais, o crescimento foi de 39,4%. Já para a engenharia, neste período, o número de engenheiros contratados formalmente cresceu 52,7% e, em Minas Gerais, o crescimento foi ainda mais expressivo: equivalente a 66,8%. As mudanças no mundo do trabalho têm sido significativas e, além da demanda crescente, o perfil desta demanda apresenta novos contornos, como a participação de gênero e faixa etária, níveis salariais, etc.

Esta situação, apesar de ser positiva, já traz preocupações quanto a uma provável escassez de mão de obra em alguns segmentos e setores da engenharia. Entender a evolução deste mercado tornou-se fundamental para as entidades que representam a categoria. Por isso, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais solicitou do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) um estudo detalhado sobre a situação dos profissionais de engenharia que atuam no mercado formal de trabalho em Minas Gerais.

Leia, aqui, a cartilha na íntegra

Enviado por: Luiza Nunes

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2020, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS