Câmara Municipal de BH presta homenagem aos 64 anos do Senge-MG

Postado em: 07/10/2011

A Câmara Municipal de Belo Horizonte prestou uma homenagem aos 64 anos do Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) na noite desta quinta-feira, dia 6 de outubro. A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Neusinha Santos. Estiveram presentes diversos associados e diretores do Senge, o ex-presidente do Senge-MG, Rubens Martins Moreira; além de autoridades, integrantes do Senge Jovem e representantes de outras entidades.

A vereadora ressaltou o papel do Sindicato de Engenheiros na luta pela redemocratização no Brasil. “Este sindicato foi um dos que enfrentou a ditadura militar”, disse. Segundo Neusinha, o Senge percebeu que não bastava lutar apenas por sua categoria, mas que deveria “ter envolvimento com a sociedade civil”.

Neusinha também lembrou que o Senge participou da construção da Lei 4.950-A/66, que garante o Salário Mínimo Profissional aos engenheiros, e de ações políticas importantes nas áreas de Engenharia e Arquitetura Públicas e dos direitos das mulheres. “Se hoje nós temos uma mulher presidenta, este sindicato fez parte dessa história”, afirmou. Ela ainda frisou que os engenheiros são “profissionais estratégicos” e que quer debater com o Senge o tema da mobilidade urbana.

O presidente do Senge-MG, Raul Otávio Pereira, disse que o Sindicato está aberto para debater a mobilidade urbana não apenas em Belo Horizonte, mas também no interior. Raul Otávio frisou a importância de se discutir política dentro e fora dos sindicatos. “O sindicato precisa de seres políticos, a política faz parte do dia-a-dia”, disse. “Infelizmente, nos últimos 20 anos, a sociedade brasileira foi bombardeada pela ideologia neoliberal, fazendo as pessoas se afastarem da política”.

Raul Otávio argumentou que todo o arcabouço ideológico neoliberal fez com que entidades que discutem política, como os sindicatos, fosse vistas como desnecessárias. “O desafio hoje é restabelecer a honradez, a dignidade do ato político, da vivência política”.

Durante a homenagem, o Senge Jovem, representado pelos estudantes Karla Gonçalves e Francisco Dornela, entregou uma placa ao presidente Raul Otávio Pereira. Compuseram a mesa que homenageou o Senge, além dos integrantes do Senge Jovem e do presidente do Senge, Raul Otávio Pereira: o presidente do SindGasmig, Illyushin Zaak Saraiva; o conselheiro do CREA-MG e diretor do Senge Miguel de Sá; o vice-presidente do Senge-MG, Krisdany Cavalcante; a vereadora Neusinha Santos e o vereador Tarcísio Caixeta; o vice-presidente de Comunicação Social do Sinduscon-MG, Werner Cançado Rohlfs; o conselheiro do CREA-MG e membro da SME Fabiano Panissi; diretor do Sindsemg Maurício Gomes da Silva; e o ex-presidente do Senge-MG, Rubens Martins Moreira.