AMES

Seminário discute anexo 4 da NR 16 – Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica

Postado em: 10/12/2015

Com o objetivo de debater e esclarecer aos profissionais da Engenharia de Segurança do Trabalho sobre o conteúdo e impactos da inclusão do tema Periculosidade na NR-16, a Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES) realizou, no último dia 01/12/2015, seminário gratuito acerca deste tema. Na oportunidade questões recorrentes foram alvo de debates e esclarecimentos, tais como:
  • O que mudou com a inclusão da periculosidade por eletricidade na NR 16.
  • As diferenças entre sistema elétrico de potência - SEP e sistema elétrico de consumo - SEC.
  • A relação existente entre periculosidade por eletricidade na NR 16 e os critérios de prevenção e proteção descritos na NR 10.
  • O novo enquadramento do adicional de periculosidade para eletricistas.
  • A possibilidade de outras funções poderem receber o adicional de periculosidade por eletricidade em função dos novos critérios estabelecidos.
O Seminário, realizado no auditório do CREA-Minas e desenvolvido com o apoio do Senge-MG e do Conselho, foi coordenado pelo engenheiro Marcelo Santos, Gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Reframax e Diretor de Gestão, Controle e Finanças da AMES, tendo como expositores o presidente da AMES, engenheiro João José de Magalhães Soares (diretor do Senge, integrante da Comissão Permanente Nacional de Segurança em Energia Elétrica - CPNSEE e Conselheiro Federal Suplente no CONFEA), a engenheira de Segurança do Trabalho da Cemig, Adriana Maria Silva Alves (Conselheira da Câmera Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-MG e membro do Grupo Técnico - GT de Elaboração do Anexo 4 da NR 16) e Marcelo Giordanio Gários, engenheiro de Segurança do Trabalho (mestre em Engenharia, professor, perito, advogado e Vice-Presidente da AMES).

O evento contou com maciça e ativa participação dos associados da AMES e nele foram abordados os aspectos técnicos e legais decorrentes desta alteração da legislação. Todos os debatedores realçaram, mais uma vez, a importância da adoção das medidas de prevenção e proteção estabelecidas na NR-10 e citadas com destaque na NR-16.

Segundo o Marcelo Gários, o pagamento do adicional não exime a necessidade e importância da adoção de medidas de prevenção e proteção. O engenheiro disse, ainda, que o que é efetivamente fundamental é a preservação da vida e trabalhos com eletricidade são mundialmente conhecidos como causadores de acidentes graves ou fatais.

O coordenador do evento, Marcelo Santos aproveitou para, em conjunto com a diretoria da AMES, efetuar a entrega das primeiras carteirinhas para associados que se recadastraram e se fizeram presentes no evento.

Nas palavras do presidente João José , o uso das carteirinhas destaca dos demais aqueles profissionais que trabalham em prol da classe e se mantém atualizados com a participação efetiva na AMES, o que os coloca com um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Fonte: AMES

Profissionais da Engenharia lotaram o auditório do Crea-Minas durante o seminário realizado pela AMES.

A engenheira de Segurança do Trabalho da Cemig, Adriana Maria Silva Alves foi uma das palestrantes do evento.

O engenheiro Marcelo Gários, vice-presidente da AMES, também ministrou palestra no evento do dia 1º de dezembro de 2015.

Marcelo Santos, engenheiro coordenador do seminário.

O presidente da AMES, João José Magalhães, falou no seminário.

Associados da AMES que compareceram ao evento receberam suas carteirinhas de associados.

Selecione o ano:

2018, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS