11º Consenge

Engenheiros (as) de Minas Gerais debatem temas e formulam propostas para o Congresso

Postado em: 04/07/2017

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) realizou, no dia 10 de junho, o Encontro Estadual de Minas Gerais para o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), a ser realizado de 6 a 9 de setembro, em Curitiba (PR). O evento serviu para que fossem debatidos os temas propostos para o Congresso e para que fossem eleitas propostas que serão levadas ao 11º Consenge por todos os sindicatos participantes. O encontro serviu, ainda, para eleger os delegados que vão representar o Senge-MG no Congresso.

Soberania Nacional

“Resistir! Em defesa da Engenharia e da Soberania Nacional” é o tema central definido para o 11º Consenge. A escolha foi feita durante reunião do Conselho Deliberativo da Fisenge, realizada em outubro de 2016. Os demais temas escolhidos foram: “Proteção social e do trabalho” e “O desenvolvimento e a soberania nacional”.

“Engenheiros e engenheiras do Senge-MG contribuíram com temas que possuem como cunho principal a facilitação do desenvolvimento dos profissionais da Engenharia e também o resgate da soberania da Engenharia em todo o país. É importante que a sociedade brasileira passe a entender o quanto a Engenharia está ligada ao desenvolvimento socioeconômico, de forma a garantir o equilíbrio social que tanto precisamos em nosso país. Comunicação unificada e estruturada, maior inserção de jovens nas atividades através da inserção do tema sindical nas escolas de Engenharia, criar mecanismos de efetiva participação de engenheiros e engenheiras nas decisões nacionais de infraestrutura dando o correto direcionamento para os recursos necessários são pontos chaves das propostas colocadas”, afirma o vice-presidente do Senge-MG, João José Magalhães Soares.

Propostas aprovadas na Plenária de Minas Gerais

Tema 1 - Proteção social e do trabalho

Subtema escolhido: Organização e formação Sindical.

PROPOSTAS:

• Promover formas de comunicação estruturada para as diversas mídias existentes com periodicidade pré-estabelecida e de treinamentos EAD para a formação sindical para todos os sindicatos de engenheiros e disponibilização no site da mesma.
  • Viabilizar ações estruturadas para aumentar a captação de associados a curto e médio prazo, com desenvolvimento de propostas de convênios nacionais e suporte jurídico ampliado de forma a fomentar e atrair associados.
  • Criar uma estrutura nacional de suporte e integração de novos engenheiros ainda durante a graduação (Senge Jovem) para a viabilização de atividades dos jovens dentro das instituições de ensino, revisão das ementas de cursos com proposta de implantação de carga horária honorífica mínima para a realização de atividades sociais e de participando da formação sindical e política, visando a formação da liderança nesses jovens e, ainda, com disponibilização de material didático estruturado para apresentações nas escolas de Engenharia de todo o Brasil.

Tema 2 - O desenvolvimento e a soberania nacional

Subtema escolhido: Políticas Públicas com Visão Soberana de Estado

PROPOSTAS:

• Criar mecanismos para viabilizar a inserção de engenheiros e engenheiras nos conselhos e diretorias em órgãos estratégicos do governo ligados à P&D de Engenharia e em empresas ligadas à infraestrutura, recursos hídricos, energia, indústria bélica e minerais, com o objetivo de viabilizar a aceleração do desenvolvimento no Brasil calçado na Engenharia e com projeto de lei para garantia de recursos percentuais mínimos de arrecadação para aplicação nestas atividades e estabelecimento de percentual mínimo de atividades contratadas com empresas nacionais.
  • Moção: entrar com algum instrumento jurídico que impeça deputados/senadores/governadores/presidente de votarem qualquer projeto de lei, PEC, etc, e licitações caso estes estejam envolvidos em alguma denúncia ligada ao que estiver em votação. Existe a legitimidade para votar, mas existe a pressão política. “Ação Popular”.

Diretoria do Senge-MG se reuniu, no dia 10/06, para discutir os temas do 11º Consenge, eleger propostas e delegados

Selecione o ano:

2018, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS