10 de abril - Dia da Engenharia

Senge-MG inicia campanha de valorização dos Engenheiros e Engenheiras mineiros

Postado em: 08/04/2016

Sou engenheiro (a) e quero ser contratado (a) como engenheiro (a).

Ao longo dos anos o mercado de trabalho tem passado por grandes transformações e nós, engenheiros e engenheiras, somos parte integrante delas em função das características de nossa formação profissional. A grande maioria destas mudanças está alinhada com o nosso pensamento, com pequenas exceções, de caráter administrativo e não técnico. Entre elas está a contratação de engenheiros e engenheiras com nomenclaturas profissionais diferentes de nossas formações. Se somos engenheiros, queremos ser contratados como engenheiros e ter o nosso título profissional estampado em nossas carteiras de trabalho.

Explicando melhor, muitas empresas têm feito a contratação de engenheiros e engenheiras exigindo a formação em engenharia, mas dando a eles os cargos na empresa de analistas, assistentes técnicos, gestores e tantos outros sem que, no entanto, o seu esforço de graduação esteja presente em sua carteira de trabalho, crachá, contracheque ou holerite, contrariando inclusive o que está descrito nos artigos 11º e 12º do Código de Ética Profissional do Sistema CONFEA/CREA.

Se exigem a formação em engenharia para ocupar o tão sonhado cargo de nível superior na empresa, nada mais justo do que dar a este profissional o título compatível com a sua graduação profissional.

O Senge-MG ao longo das últimas negociações tem feito um grande esforço para que os engenheiros e engenheiras tenham o seu esforço da graduação reconhecido e recompensado através da alteração de seus cargos nas empresas para o título de engenheiro ou engenheira, conforme a sua graduação.

Entre tantos trabalhos realizados pelo Senge-MG com esta finalidade está a tentativa de colocar nos Acordos Coletivos de Trabalho esta condição e a tentativa de criação da carreira de engenheiro em prefeituras, órgãos estaduais e federais para garantir a estes engenheiros o tão sonhado reconhecimento e valorização através de sua titulação profissional.

A partir desta data, Dia da Engenharia no Brasil, o Senge-MG irá iniciar uma grande campanha em todo o Estado de Minas Gerais. Ela visa sensibilizar todos os envolvidos, engenheiros e engenheiras, profissionais de RH, professores, gestores de empresas, instituições de ensino e o Crea-Minas. Juntos, poderemos dar o real reconhecimento a estes profissionais que possuem em suas mãos a atribuição e a responsabilidade de construção de um Estado maior e melhor para todos nós mineiros, seja pela condução de todo o processo de infraestrutura de Minas Gerais ou pela transformação de insumos em bens e serviços de utilização direta por todos os mineiros, brasileiros e, em alguns casos, em todo o mundo através das grandes  exportações de produtos e serviços mineiros que geram oportunidades de trabalho para todos em nosso Estado.

O valor da engenharia por qualquer instituição, seja ela privada ou pública, se inicia pelo reconhecimento da titulação de seus profissionais através da contratação destes com o cargo de engenheiro ou engenheira.

Compartilhe, divulgue e abrace esta ideia, seja você engenheiro, engenheira, estudante e outros tantos, neste nosso Estado, que valorizam o tão sonhado reconhecimento profissional e pessoal.

SOU ENGENHEIRO E QUERO SER CONTRATADO COMO ENGENHEIRO!

SOU ENGENHEIRA E QUERO SER CONTRATADA COMO ENGENHEIRA!

QUERO MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL RECONHECIDA.

Selecione o ano:

2018, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS