Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail

1º de maio terá atividades da CUT por todo o Brasil. Confira

Postado em: 30/04/2012

Confira a programação e participe dos eventos comemorativos ao Dia do Trabalhador. Veja a lista completa em: http://www.cut.org.br/destaques/22041/1-de-maio-de-luta-da-cut-tera-atividades-por-todo-o-brasil

Escrito por: CUT Nacional

MINAS GERAIS

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), sindicatos e movimentos sociais vão se unir na manifestação na Praça da Cemig, em Contagem, a partir das 7h30 (antes da missa). O slogan deste ano é “1º de Maio - Praça da Cemig: Esta história faz parte da nossa luta”.

Os atos são organizados em conjunto pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem e região, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Sindieletro, Sindicato dos Bancários, Sind-UTE, Sindágua, CUT/MG, FEM/CUT-MG, Via Campesina e movimentos sociais.

Vale lembrar que o Dia do Trabalhador é o único dia que é feriado simultâneo em todo o mundo. A CUT-MG e sindicatos convocam todos os trabalhadores e trabalhadoras de suas bases para participar deste dia de luta e reflexão na Praça da Cemig. Companheiros e companheiras, venham e tragam seus familiares! Vamos lotar a praça da Cemig e mostrar nossas reivindicações.

ESPÍRITO SANTO

O 1º de Maio da CUT começa com uma concentração na Praça dos Namorados, a partir das 9 horas. Às 10h30 os participantes saem em caminhada até a Praia de Camburi, onde são esperados em um espaço preparado para o evento. Nesse espaço acontece a feira sindical, com estandes mostrando as lutas dos movimentos sindical e popular. Após a abertura oficial do evento, acontece um show com a banda Casaca, seguido de outro show, com o grupo Pele Morena. Às 16 horas um ato político com presença de autoridades e lideranças sindicais e políticas vai dar o tom das manifestações. A seguir, a cantora Margareth Menezes faz um grande show de encerramento do dia do trabalhador e da trabalhadora.

RIO DE JANEIRO

A CUT-RJ decidiu fazer das comemorações do Dia do Trabalhador um momento de reafirmação, massificação e politização da sua principal bandeira política para este ano: a campanha contra o imposto sindical. Com esse objetivo, ficou definido um calendário de instalação das urnas da CUT em vários pontos da cidade, nos quais colherão votos para o plebiscito nacional da CUT contra o imposto.

A central ocupará a Quinta Boa Vista, levando o plebiscito à grande massa de trabalhadores e trabalhadoras que frequenta o local. A direção CUT apela às entidades cutistas para que participem deste esforço por liberdade e autonomia sindical.

Atenção para o calendário da CUT-RJ:

Dia do Trabalhador (1º de maio) - terça-feira, 10h - Grande atividade da CUT-RJ e e sindicatos na Quinta da Boa Vista, para colher votos para o plebiscito, com barracas de sindicatos e o máximo prossível de presença visual CUTista.

Urnas itinerantes do plebiscito:

2 de maio (quarta-feira) - Largo da Carioca, às 16h

3 de maio (quinta-feira) - Praça XV, às 16h

4 de maio (sexta-feira) - Cinelândia, às 16h

SÃO PAULO

Capital

Com o tema “Diversidade no Brasil e no Mundo – Um Olhar de Cinco Jeitos”, valorizando a política, cultura e história das cinco regiões do país, a CUT-SP realiza uma série de eventos nos dias 30 de abril e no 1º de maio. Com ato político, manifestações culturais e feira gastronômica, o Vale do Anhangabaú também será palco de shows de Leci Brandão, Arlindo Cruz, Belo, Grupo Bom Gosto, Pixote, Paula Fernandes e Elba Ramalho.

Confira a programação completa da CUT São Paulo no site: www.1demaiocut2012.com.br

ABC

O 1° de Maio no ABC terá ato político e dez horas de apresentações musicais. Será a primeira vez que sindicatos não filiados à CUT organizam, em conjunto, um evento no Paço Municipal de São Bernardo, palco histórico de manifestações de trabalhadores, que reuniu mais de 90 mil pessoas no Dia do Trabalhador, em 2011.

Sob o tema Em Defesa do Emprego e da Produção Nacional, o evento é uma realização da CUT, FEM (Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo); CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos); Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e mais 17 sindicatos, entre eles o dos Metalúrgicos de Santo André e Siemaco (UGT).

O ato político está marcado para as 18h30. Antes, mais de 30 cantores, bandas e duplas se apresentarão ao público. Entre eles: Luan Santana; Paula Fernandes, Zezé di Carmargo&Luciano; Leonardo, Eduardo Costa; KLB, Gian&Giovani, João Bosco&Vinicius, entre outros artistas nacionais, além de 15 shows regionais. A dupla Bruno&Marrone fará o encerramento, após o ato político.

Itu

Metalúrgicos de Itu realizam festa no CRM (Centro Recreativo dos Metalúrgicos) a partir das 8h da manhã às 19h. Inscrições na sede do Sindicato e nas subsedes de Cabreúva, Boituva e Porto Feliz, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para os associados (as) e dependentes que efetuarem as inscrições nas subsedes, no dia da festa (1º/05) haverá ônibus que sairá de frente às Subsedes às 8h, e conduzirá os inscritos até o local da festa, no final do dia retornará ao local de partida. Os associados(as) poderão inscrever, além dos seus dependentes, mais duas crianças até 12 anos pai, mãe, sogro e sogra.

As inscrições seguirão até o dia 26 de abril e nos dias 23,24,25 e 26 o Sindicato e as Subsedes ficarão abertas até às 19h para receber as inscrições.

Taubaté

A comemoração do 1º de Maio na Avenida do Povo, realizada pelos Metalúrgicos de Taubaté e Região, terá neste ano o tema “Saúde: Um Direito de Todos!”. Durante o evento, que contará com sete horas de shows e atrações, a temática estará presente de diferentes formas. Mas especialmente na cobrança pelo direito à saúde pública de qualidade, segundo o presidente do Sindicato, Isaac do Carmo.

Neste ano o 1º de Maio terá entre suas principais atrações culturais a dupla sertaneja Hugo e Tiago, o grupo Jeito Moleque, o cantor Matheus Leite, a banda de forró Cheiro de Fulô, e o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga.

Além dos shows e atrações musicais, o Sindicato preparou alternativas de lazer para receber também as famílias. Uma área reservada, chamada “Espaço Criança” vai oferecer atrações como brincadeiras, palhaços, jogos, pintura de rosto e outras atividades.

Como faz em todas as festas do 1º de Maio, desta vez o Sindicato também escolheu um tema para ser destacado: o direito à Saúde. O objetivo é chamar a atenção para as dificuldades encontradas pela comunidade da região na hora que precisa de um atendimento de saúde.

Enviado por: Luiza Nunes

Cadastre-se e receba o Senge Online, a newsletter semanal do Senge-MG.

* Nome:
* E-mail:
* Empresa:
Telefone:
Código:

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

|Selecione o ano:
T: 9

ACORDOS E CONVENÇÕES

SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Rua Araguari, 658 • Barro Preto • BH / MG
CEP: 30190-110
(31) 3271 7355 • (31) 3546 5150
sengemg@sengemg.com.br

Negociações Coletivas:
(31) 3271-7355 | E-mail: nc@sengemg.com.br
Página Inicial Facebook Twitter Instagram YouTube WebMail
2019, SENGE MG - SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS